PREPOTÊNCIA DESAFIA O SER HUMANO


Edmilson Alves

PREPOTÊNCIA E ARROGÂNCIA. Arrogância e prepotência são sinônimos, almas gêmeas. É sentimento que caracteriza ausência de humildade. É sinônimo, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber, poder ou ignorância fazem dos prepotentes um verdadeiro terror. Muitos são orgulhosos por sentem-se superiores pelo que sabem, pelo poder que exercem, na política, no judiciário, no executivo, no meio social. A arrogância é, no meu entender, a própria ignorância humana. É o véu que cobre até incompetentes, mas, com a caneta na mão, pode decidir o presente e o futuro da sociedade. São brutais em seu estilo de mandar. São insensíveis, são ante- democráticos. Ocupam o poder num reino sem coroa, mas, agem sem sabedoria imputando o medo, o terror, visando serem reis, em seus castelos de areia. A Sabedoria Judaica, nem sempre é usada para praticar justiça. A futilidade da alma é inerente a pressupostos, que só se explica pela NEUTOCIÊNCIA.  A prepotência, para desfruta do saber que o diploma lhe outorga, demonstra saberes para inibir os leigos. Na sociedade, apesar de DEMOCRÁTICA, os donos do JUCICIÁRIO demonstram que a liberdade e direito dos humildes estão em suas mãos. Os que são eleitos para representar o povo, quando eleitos, desde vereadores até presidentes se acham o “REI DA COCADA PRETA”, e não conhecem mais ninguém, após serem eleitos, e escolhidos por um povo ingênuo. Só os bajuladores de plantão, disputam o acesso aos “OMES¨. Aristóteles – Influente filósofo grego, discípulo de Platão, dedicou sua vida ao desenvolvimento de conceitos que demostrem melhor a iniquidade dessas virtudes iníquas. 

O prepotente é abusado e excede-se com extremo mau humor quando descobre que tem poder. Ignora a necessidade da evolução humana e desconstrói a quem se colocar no seu caminho.  A imprudência é a filha mais vela dos beócios e dos prepotentes. O prepotente, não aceita aconselhamento sobre suas atitudes iníquas. No consciente do prepotente não é aceita nenhuma lição de ética e vida relacional saudável. O prepotente jamais assume a culpa pelos erros praticados e arranja culpados pelo seu desatino. Acha que a sua egoidade é sabedoria e, o próprio espelho, é seu único conselheiro!

O prepotente ouve só quem lhe dar razão.  Na sonda dos maus, ele comparece. Na mente dos injustos, ele é cúmplice e o ódio se aquece. O prepotente é iníquo, contraria a justiça... É o inferno da reprovação social, produzindo, nos outros, feridas mortais... São os impacientes com a própria vida e jamais perdoam ninguém São os que, estando no poder, causam o terror. São a insegurança e o medo... São os que provocam acidentes nas caminhadas da vida...

Prepotentes são os injustos que geram decepções propositadas. São os que destroem o caminho após as jornadas e desagregam as chances de quem vem atrás. A alma dos prepotentes é o espírito atrasado e nocivo. É mesquinho e malvado, é o próprio desafio de ser humano. É o tipo malévolo que só causa dor... É o responsável pela miséria de todos... É o necrotério da paz e o instinto da perturbação social. É um tirano que recusa a opinião dos sensatos. Tem mania de tudo ser professor, embora seja um asno que jamais evolui. O prepotente jamais aplaude o êxito dos demais. Nega a importância até de um amigo, se lhe for conveniente. O prepotente é o intolerante e sem coração. Não é democrático. Exerce a autoridade sem justiça nem piedade. É o vilão do direito e do poder. O prepotente é o autoritário de conteúdo emocional falido Ele desconhece o direito e suas leis. A ética não lhe convém. Não tem deveres. Não tem amor. Não tem ninguém.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos