Presidente da Comissão da Mulher na Câmara dos Deputados se compromete com Frente de Mulheres
Foi um sucesso o primeiro encontro do Movimento de Mulheres na Política em Defesa da Vida, realizado no último sábado (27) na Sociedade Esportiva e Recreativa Pirajubense (SERP). O projeto foi idealizado pelo ex-secretário do Estado e ex-deputado federal, hoje Relações Institucionais do Hospital Hélio Angotti, Narcio Rodrigues, e ganhou corpo através das vereadoras Juliene Sabino, de Frutal; Lu Fachinelli, de Uberaba e Priscila Bernardes, de Pirajuba, que respondem pela Executiva do Grupo. O movimento tem como objetivo unir as mulheres com mandatos em toda região, para fortalecer a saúde da mulher.
Duas deputadas participaram e hipotecaram apoio: a federal por Goiás, Leda Borges (que nasceu em Uberaba e cresceu em Frutal) presidente da Comissão de Defesa da Mulher da Câmara Federal, e a estadual por Minas Gerais, Marli Ribeiro. Pelo menos dez cidades estiveram representadas no encontro com detentoras de mandato eletivo, lideranças e autoridades diversas, especialmente da área da saúde.
O evento contou também com vários testemunhos livres, entre eles da secretária de Saúde de Pirajuba, Danielle Ribeiro, que de um lado comanda as políticas públicas da Saúde e de outro enfrenta, como tantas outras mulheres, a quimioterapia.
A explanação do mastologista Cleber Sérgio da Silva, que idealizou e coordena o Mutirão de Reconstrução Mamária no Hélio Angotti, fechou o encontro. Ele defende a ampliação da navegação do sistema, para agilizar e aumentar o acesso às cirurgias oncológicas. Vale destacar que a Navegação de Pacientes já acontece desde 2017 no HHA. Anteprojeto neste sentido deverá ser formatado e encaminhado pela Frente de Mulheres à Comissão da Mulher da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada Leda Borges, bem como para a deputada estadual Marli Ribeiro, que participou do evento no sábado.
Recomendados pelo LinkedIn
Cinco cidades se inscreveram para sediar o próximo encontro que deve acontecer no final deste semestre. A plenária deliberou que será em Uberaba.
A FRENTE - O movimento nasceu no momento em que o Hospital Hélio Angotti decidiu revitalizar seu projeto Cenpre Mulher (Centro de Prevenção do Câncer da Mulher) e investir ainda mais na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer feminino, especialmente de mama. Nesta hora, além do apoio de emendas parlamentares, foi apresentada a iniciativa de mulheres detentoras de mandato (Priscila-Pirajuba, Lu Fachinelli-Uberaba e Juliene-Frutal) que abraçaram a causa e uniram esforços e recursos para colaborar com a instituição nesta área.
A frente presta homenagem à Teresinha Cartafina, apontada como a inspiração para o seu surgimento. Ex-primeira dama de Uberaba, ex-vereadora e presidente por décadas do Hospital da Criança em Uberaba, ela, aos 91 anos, ainda coordena o 'projeto Colméia Teresinha Cartafina' de voluntariado.