PREVENÇÃO DE PERDAS

Acaba de sair a 20a Avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados, estudo realizado pela, ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. Este estudo é um balizador dos Supermercados, Hipermercados e Atacarejos na área de Prevenção de Perdas de cada segmento, demonstrando que apesar do aumento de investimentos com tecnologias, ainda assim, a preocupação dos varejistas é com o aumento com quebras operacionais, 39% e os furtos 24%, mostraram ser os líderes de perdas na pesquisa. Totalizando um índice de 1,82% em 2019, o que significa um valor de R$ 6.9 bilhões de perdas. A avaliação demonstrou a importância de se investir em tecnologias, treinamentos e estratégias voltadas para prevenção de perdas.

CAUSAS DAS PERDAS

Como demonstrou a 20a Avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados, as perdas foram consideráveis, chegando ao percentual de 1,82% do faturamento bruto do setor. Escorrendo para o ralo a cifra de R$ 6,9 bilhões de perdas. Como mostra o gráfico as quebras operacionais e os furtos, interno ou externo lideram o ranking, seguidos de erros de inventários, erros administrativos e fornecedores.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

PERDAS POR FORMATO DE LOJAS

A avaliação mostrou um índice muito grande de perdas desconhecidas em Lojas de vizinhanças 63%, ou seja, aquela perda que se busca dar resposta a ela, e, muitas vezes não se encontra. Imagina receber 80 unidades de um produto e entrar no sistema da Loja com 100 unidades desse produto e não haver pessoas treinadas para conferir 100% do que é recebido. Esta diferença permanecerá pendente até o inventário daquele produto, o que obviamente irá dificultar muito dar a resposta da falta das 20 unidades do produto. Por isso que para este seguimento de Loja a perda desconhecida é maior, pois dificilmente se tem um setor de prevenção estruturado como nos segmentos de supermercados, hipermercados e Atacarejos. Nesse sentido, não basta só ter um setor de prevenção de perdas estruturado na loja, mas capacitados e comprometidos em dar respostas à estas perdas. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

TREINAMENTOS PARA A PREVENÇÃO

Um dos pontos da Avaliação é que houve aumento do treinamento em prevenção de perdas para colaboradores. De 73,2% em 2017, para 84,9% em 2019. É de fundamental importância treinar todos os colaboradores da Loja, não somente a equipe da prevenção. Estabelecer a cultura da prevenção. Incentivar a todos da Loja que se deve ter a preocupação com a diminuição dos índices de perdas. Para tanto, todos devem saber diferenciar uma perda conhecida daquela desconhecida, o que é quebra operacional, o que é maturação, o que é uma avaria recuperável ou irrecuperável, uma perda por falha de um equipamento.

Fui gestor do Setor de Prevenção de Perdas, por mais de cinco anos em Loja de hipermercado e Atacarejo, um dia tive o relato da ação de uma fiscal de caixa que ao perceber que um dos freezers de iogurte estava avariado - como estava no final do expediente - com pouco movimento na loja, Ela imediatamente acionou o setor de prevenção e a equipe de limpeza, isolou a área, fechou o caixa de duas colaboradoras, e pediu para que estas fossem ajudar a equipe na limpeza – por causa da água que estava escorrendo no piso – e também ajudar a equipe da prevenção na retirada dos produtos daquele freezer, para serem colocados na câmera fria, conservando os produtos, pois o freezer não ia poder ser consertado naquele dia pela equipe de manutenção. No dia seguinte, após verificar através do sistema de CFTV, como se deu tal ação, fui falar com a Fiscal de frente de caixa, parabenizando-a pela atitude. Ela me diz: - Lembrei do seu treinamento, onde você disse que os produtos podem estragar se o equipamento estiver avariado ou mal regulado, sendo uma perda por falha do equipamento. Fiz relatório e ela foi parabenizada pela Direção por sua atitude prevencionista. São inúmeros os benefícios do treinamento na diminuição das perdas, de nada adianta ter equipamentos tecnológicos de última geração se não tiver pessoas capacitadas para fazer uso deles. Aliar a tecnologia e capacitar todos da Loja na prevenção de perdas é fundamental.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos