A primeira crise ninguém esquece
Era o ano de 1986 e eu estava Gerente Financeiro de uma grande multinacional, A crise era constante. No cenário de mudanças contínuas, dizia-se que a única certeza era a mudança. A inflação galopante e a estagnação grassando nas indústrias (na época se chamava estagflação) vivia-se um cenário obtuso onde se perdia dinheiro no EBTDA operacional e se fazia o lucro nas receitas financeiras das altas taxas de “over-night”. Quem tinha caixa era Rei ! Veio o Plano Cruzado. esperanças e decepções. Depois vieram o Plano Cruzado II , O Plano Bresser, o Plano Collor... Foram longos anos de tentativas, ajustes e fracassos, até a vitória contra a hiper-inflação no Plano Real em 1995.
A repórter Mirian Leitão conta bem esta história no seu livro “Saga Brasileira”.
Lá se vão 30 anos desde o Plano Cruzado!
A Geração Y, hoje Gerentes formados nas principais empresas do País, não era nascida ou ainda usava calças curtas e mal se lembra destes tempos sombrios, mas desafiadores. Quem sobreviveu à crise, aprendeu uma lição para a vida. Não é por outro motivo que os executivos brasileiros seguem valorizados no mercado internacional pela sua capacidade de adaptação e criativa para superar as crises no horizonte. Tirante a crise internacional de 2008, aqui ”escondida” pelas pedaladas PTistas, temos HOJE a primeira crise vivida e administrada pela Geração Y. Surpresa e Indignação tem sido a resposta que tenho observado nos novos Gerentes. Mas é preciso firmeza de rumo para superarmos e sobrevivermos a mais esta crise.
Crise e Oportunidade , aprendemos, em chinês é representado pelo mesmo ideograma, portanto o desafio é a transformação.
O que aprendemos nas crises passadas e temos que aplicar ?
- olho no custo de reposição: ele manda no preço !
- quem tem caixa é Rei : olho no caixa e no crédito !
- olho no estoque : valor econômico e valor financeiro !
- olho no custo da inflação : receber já e pagar o mais tarde possível!
- olho no câmbio : proteja-se
- quem tem caixa é Rei : dinheiro parado perde a cada dia !
Aos Gerentes de Primeira Crise nosso Conselho: “Enjoy the Ride” ! E aprendam com a crise !
Nós da GCT o treinamento customizado para apoiar sua Gestão em sua Primeira Crise.
Conte conosco !
Ligue para nós e agende uma visita.
Director of Business Development na Multibrands Tecnologia e Intermediação de Negócios Ltda.
9 aSergio , realmente lembro da época do overnight mesmo na época da crise de 80% de inflação ao mês , fazíamos negocio . Economia rodava . esta crise de hj onde todos correm para a liquidez , afeta do pipoqueiro ao Banqueiro . acho que os únicos que estão vendo luz no fim do túnel são os advogados que são especializados em RJ.