PRIMEIRA DIREÇÃO DE PROJETO A GENTE NÃO ESQUECE

PRIMEIRA DIREÇÃO DE PROJETO A GENTE NÃO ESQUECE

O inicio desse ano, particularmente, foi o momento onde mais recebi desafios na vida e na faculdade não foi diferente, nesse semestre me matriculei na matéria de Liderança & Coaching, ministrada pela querida Professora Juliana Santiago. Logo em Fevereiro a professora lançou o desafio: Nossa turma foi selecionada para participar do projeto “Da vida nas empresas para o palco”, logo fiquei entusiasmado e ao mesmo tempo nervoso com o projeto, mas me contive e esperei que alguém se pronunciar para tomar a liderança para que eu pudesse participar e ajudar da melhor forma no projeto, se passou algumas semanas e ninguém se pronunciou, a inquietação foi tão grande dentro de mim que decidir por impulso me lançar para a direção do projeto. A turma concordou e assim eu me tornei o diretor.

Na primeira semana de liderança e ainda estava com a ilusão que esse trabalho seria mais um como os seminários que comumente apareciam durante o semestre, mal sabia o quão estava enganado. Na semana seguinte, foi definido o tema que nós trataríamos nesse semestre, escolhemos falar sobre Diversidade dentro de um ambiente organizacional e foi neste momento que eu tive a noção do tamanho do desafio que tinha aceitado. Precisaria escrever uma história, criar os personagens, as problemáticas a serem abordadas, as psiquês dos personagens, o que eles iriam vestir, onde eles estariam, como seria esse local, ambiente aberto ou fechado?! Quando veio essa chuva de dúvidas sobre minha cabeça e eu ainda não tinha uma resposta, deu um nó na minha cabeça. Entretanto, dei uma respirada longa e comecei a planejar e organizar como seria o andamento de todo o trabalho, estava nascendo o esqueleto do projeto.

Talvez por conta do acaso, falar de diversidade foi algo que encaixou tão bem no meu caso, pois o nosso grupo era super diversificado e por consequência surgiu mais um desafio, fazer as pessoas mais diferentes possíveis com uma mínima intimidade a trabalharem em equipe de uma forma coesa e harmoniosa. Quem ousar dizer que ser líder é algo fácil deveria repensar nisso. Meu dilema era qual posição de líder eu iria assumir? Autocrático? Democrático? Laissez-faire? Transformacional? No final, posso dizer que eu pude ser um pouco de cada um quando era necessário ser.

O tempo se passava e a data da nossa apresentação se aproximava cada vez mais e mais. Foram meses de dedicação, começando pela produção do roteiro com a equipe de Roteiro, onde eu escolhi o Matheus como responsável e fez um ótimo trabalho com os colegas de equipe, depois começamos a trabalhar com elenco, figurino, cenário e produção, onde eu escolhi também como responsáveis Douglas, Paula e Bruno respectivamente fizeram um ótimo trabalho com suas equipes. E como nem tudo são flores, cometi vários erros e nesses momentos onde precisei me desculpar e tentar corrigir esses erros foi quando mais evoluir como pessoa, então sou grato por essas lições.

Ontem (23/05), quando chegou ao grande dia e o meu coração estava a mil, pois finalmente tinha chego o dia que mostraria o resultado de meses de trabalho de roteiro, ensaios, reuniões depois das aulas, nos finais de semana e até nos feriados sendo presencialmente ou por meio online. De fato, quando terminou o último ato e eu escondido no back do nosso palco para direcionar os membros do elenco ouvir uma salva de palmas da platéia, isso me encheu de alegria e alivio também por ocorrido tudo certo. Posso dizer que foi um dia que marcou na minha vida profissional.

Portanto, o que eu tirei pra minha vida com essa experiência foi que o papel de um líder dentro de uma equipe, é como se fosse uma artéria ou uma veia para um coração, sem ela para mandar sangue para o coração, o coração para. Esse “sangue” é a dedicação, o comprometimento, a motivação para com a equipe. Espero que essa minha experiência consiga estimular as pessoas irem atrás dos seus objetivos, pois quando eu abracei o meu com braços fortes, não poderia ter outro final senão o sucesso.

Queria agradecer a todos os membros da equipe, todos vocês foram essenciais a todo processo e muito obrigado aceitarem trabalhar comigo. Equipe muito talentosa e maravilhosa.

Queria agradecer a professora Juliana, por todo apoio que pode me dar e ouvir meus desabafos durante meu momento de ansiedade. Agradeço também a coordenação do curso de Administração pelo apoio, em especial a professora Sabrina Petrola pela atenção aos meus emails enormes. hahaha

Abraços,

Luiz Neto.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos