Vamos falar de liderança?
Que na maioria das vezes os colaboradores deixam o gestor e não a empresa, muitos de nós já ouvimos falar ou já experimentamos na pele. Mas, a dúvida talvez seja: Como ser um gestor de sucesso?
Depois de assistir alguns vídeos do Roberto Zabeo em Gestão Pra Valer, tentei criar uma análise, com as minhas considerações de aprendizado. Vou me arriscar em apresentar um pouco do conceito que aprendi, mas de forma mais lúdica, a partir de um filme infantil. Afinal, além de especialista de carreira, também sou mãe de uma menininha em período integral, e me esforço sempre para conversar com ela sobre o meu trabalho.
Roberto Zambeo diz que um gestor para ser proficiente deve praticar os “Seis Cs da “Experiência em Gestão”. Vejamos o que são esses 6C´s: Causa, Clareza, Comprometimento, Concentração, Consistência e Conduta.
Para ele a gestão é uma prática que busca eficiência e eficácia. E para mim, exige também clareza de VALORES e PROPÓSITO alinhado.
Escolhi um dos meus líderes de filmes de animação infantil favorito: Mike Wazowski....hehehe. O “zoiudinho” da mamãe do filme Universidade Monstros. Para retratar este tema. Quer um líder mais desacreditado do que ele?
Um carinha cabeçudo, com olhos e boca enorme. Ele nem tinha corpo, onde ficava o coração? Pois é! Diferente de muitos gestores, no meu ver, o Mike fazia muito mais que gestão, ele liderava. Para isso, usava também o coração, os valores.
No filme Universidade Monstros podemos acompanhar como tudo começou na vida de Mike e como ele se tornou um dos colaboradores “mais bem sucedido” da Fábrica de Sustos.
Ele destacou-se como líder ainda na época da Faculdade, foi o melhor líder Coach de todo o campus. Mesmo sem ter alguém naquele momento da carreira que lhe mostrasse os caminhos e, talvez, poder tomar melhores decisões. Penso que ele praticou os 6Cs.
Primeiro, ele evidenciou ter o C, da Causa. Ele foi para a faculdade e ousou. Ele acreditava que poderia ser um "Assustador" e abraçou como verdade essa causa. Ele foi guiado e movido por este “sonho”. Como era um monstro desengonçado e nada assustador, ele teve que traçar metas para atingir esse objetivo. Mas não fez isso sozinho, ele teve que formar um time, encontrar um espaço que lhe ajudasse a evoluir, se esforçou e foi para a Melhor Universidade Monstros.
Ele teve que aprender a usar o C de Clareza. Como ele poderia saber que teria que enfrentar um torneio com um time de “desajustados” para retomar as aulas do curso de assustadores, depois de ter sido expulso do curso pela diretora Hardscrabble. Mas, foi aí que ele retomou as metas, tanto as comuns, quanto as pessoais. Criou sinergia e clareza com o grupo. Treinou todos os dias com a equipe, motivando-os e sendo um guia nos momentos mais difíceis. Ele estabeleceu uma direção com o time, em busca da Causa.
Ele demonstrou muito, muito comprometimento. Ou seja, usou o terceiro C, o comprometimento. Comprometeu-se com a sua meta pessoal, mas também com tornar o time melhor. Engajá-los e motivá-los na causa. Ele acreditou no time e buscou estabelecer uma relação de confiança. Ele apoiou em seus liderados, quando eles mesmos não acreditavam. Ele viu o potencial do time e se esforçou em mostrar para todos que eles poderiam fazer acontecer.
Como o time era composto de pessoas desfocadas, indisciplinadas e desacreditas. Usar o quarto C, Concentração, foi imprescindível. Mike estudava dia e noite, estava engajado em aprender mais e mais. Inclusive usou seus conhecimentos/repertório técnico para acelerar o treinamento do disperso e arrogante Sulley. Isso lhe deu um trabalho especialmente maior. Teve que dar muita atenção para este membro da equipe. Não foi nada fácil lapidar o talento e potencial do Monstro, sua performance não passava de mediana. Sulley era descomprometido, individualista e estava desmotivado. Mas Mike conseguiu, melhorou a performance do seu "high potential", desnudou o que havia de melhor naquele Monstro também.
O Mike demonstra que acima de tudo ele usava o quinto C, a Consistência. Um líder que vive o que diz, é coerente. Para ele, ser fiel aos combinados feitos aos seus liderados e a si mesmo tornou-se algo essencial. Acabou sendo mais importante estar com o time e cumprir sua palavra, do que vencer sozinho. Aprendeu a respeitar as diferenças, ouvir as dores e estar disponível para apontar o caminho. Mesmo que isso lhe custasse falhas.
O sexto e último C, o da Conduta, também se mostrou presente nas práticas de Mike Wazowski, suas atitudes estavam alinhadas com sua prática cotidiana. Ele não abandonou o time, mesmo diante de oportunidades imperdíveis, mais duvidosas. Estabeleceu uma conduta valiosa. Foi corajoso e humilde para admitir seus próprios erros. Buscou aprender com as falhas e mostrou-se criativo para implementar melhorias e seguir no caminho do aperfeiçoamento continuo.
Se você ainda não pratica, comece hoje mesmo a praticar os 6Cs. Acrescente a sua prática constante, mais 4C’s. Esses, eu que escolhi. O C's: da Comunicação, Compartilhamento, Cuidado e da Confiança, acrescente quantos mais você precisar. Mas dedique-se a escutar atentamente os seus liderados, invista tempo em conhecê-los, forneça feedbacks constantes para melhoria, atualize-se. Mike disse para o Sulley: “Somos um time!”, lembre-se sempre disso.
Algumas dicas de por onde começar: Inspire-se em alguém que você admira e em quem você enxerga a essência do Mike Wazowski. Alguém que aprendeu a gerir resultados e metas com o “cérebro”, mas a liderar com o “coração”, seguindo valores e propósito. Se precisar contrate um mentor para te apoiar, leia e leia muito, faça benchmarking, participe de uma academia de liderança, procure um programa de coaching, realize o seu assessment e também o da sua equipe. Forme seu time e cresça com eles. Você escolheu ser gestor!
Como de costume, segue as dicas de leitura: Liderança a inteligência emocional na formação do líder de sucesso - Daniel Goleman e A coragem para liderar: Trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos - por Brené Brown. Tem muitos outros, mas tentei escolher no momento apenas dois.
Project & Program Manager for Ball Corporation
4 aExcelente tema e excelente conteúdo! Parabéns!!!
Coordenadora Sucesso do Cliente | Customer Success | B2B | SaaS
4 aDessa vez o Mike não ficou tampado pela logo da Monstros SA! Merecida essa homenagem. É sempre importante reconhecer também as pessoas que trabalham nos bastidores! Sua didática é linda, Rahyane, já quero ler mais!
Analyst | CX Operations
4 aUm artigo que vale muito a pena a leitura!! Parabéns Rahyane. Já estou pensando nos C's :)
Customer Service | Supply Chain | Import and Export | Airfreight
4 aQue texto! Leve e de grande aprendizado. Com base em um filme que encanta todos mostrou o conteúdo de uma forma super leve! Parabéns!!
Rahyane, excelentes reflexões e a analogia é muito esclarecedora. Parabéns pela lucidez que não é um C, mas também fundamental para quem lidera e inspira!