Principais tendências para o mercado automotivo
Os hábitos de consumo e estilo de vida mudam a cada época. Durante essa crise global, surgiram novas tendências para o mercado automotivo. Com a esperança de uma retomada, isso também se reflete na busca por opções mais flexíveis e versáteis.
Então, vamos falar sobre os hábitos e possíveis mudanças que estão acontecendo gradativamente de 2021 em diante. Afinal, sempre aparece a curiosidade para saber como será o carro do futuro e quais novidades estão por vir. Vamos começar?
6 tendências para o mercado automotivo
Uma pergunta que pode passar pela mente de muitas pessoas é: como será o setor automotivo depois da pandemia? Já conseguimos ver muitas mudanças no mercado, o que tende a continuar e crescer. Vou pontuar as principais agora.
1. Maior busca por conforto
Ter mais conforto é um dos motivos que leva a escolha de ter um carro. Hoje em dia, a ideia é trazer modelos ainda mais agradáveis e seguros para os motoristas que desejam mais privacidade e proteção com o transporte individual.
2. Compras online de automóveis
Essa pode ser considerada como uma das maiores tendências: comprar carros online. O mais comum é a ida para concessionárias físicas para conferir o modelo pessoalmente.
Com a necessidade do distanciamento social, o consumo pela internet apareceu como uma das formas mais práticas para novas aquisições. A ideia é ter mais tempo para olhar os detalhes do carro, sem precisar sair às ruas.
3. Carros autônomos
Ainda não há no mercado um carro completamente autônomo. No entanto, várias montadoras já estão testando formas de trazer essas tecnologias.
Então, já imagine frenagem automática, assistentes de estacionamento e um veículo 100% controlado por um computador que recebe dados de sensores. As possibilidades são inesgotáveis!
Recomendados pelo LinkedIn
4. Amigo do meio ambiente
Outro modelo em alta é o carro elétrico, já que a indústria automobilística trabalha cada vez mais na redução do impacto ambiental.
O que temos são os carros híbridos, com um motor elétrico e um com combustão interna, movido a gasolina comum. Porém, a ideia é reduzir ainda mais os agentes poluentes.
Então, o previsto é que em 10 anos, esse tipo de veículo seja mais acessível, estando na proporção de um entre quatro carros adquiridos.
5. Eventos automotivos virtuais
Outro ponto em destaque entre as tendências para o mercado automotivo são os eventos online. Foi o que aconteceu com o lançamento do Elantra 2021, da Hyundai. Pela primeira vez na história, um modelo é apresentado ao mercado de forma completamente virtual.
Fora isso, também já temos feirões de veículos por montadoras e por concessionárias por meio de sites e de redes sociais. Ou seja, o mundo digital automobilístico está cada vez mais presente.
6. Novas experiências
Também temos um grande investimento na experiência do consumidor. Aqui o são apontadas novas estratégias como: conteúdos em vídeo, test drive em casa, revisões e serviços com contratação por aplicativos, agendamento e montagem online e videochamadas com mecânicos ou vendedores.
O mais interessante é que a cada dia surgem mais mudanças na relação entre os veículos e seus donos. Por isso, são diversas tendências para o mercado automotivo que trazem um novo modo de consumo e qualidade de vida.
Aproveite e envie esse conteúdo para um amigo e veja o que ele acha sobre essas transformações.