O NOVO MUNDO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA, OOPS, MOBILIDADE!

O NOVO MUNDO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA, OOPS, MOBILIDADE!

A indústria automotiva já vislumbrava uma mudança radical pela demanda das novas tecnologias e eletrificação (substituição necessária de combustão para eletrificação), consciente de que esta mudança seria gradativa.

Agora o desafio ganha um aspecto adicional a ser compartilhado com as redes de concessionárias e a sua necessária reinvenção e adaptação imposta pela Covid-19.

A pandemia acelerou a mudança global no comportamento dos consumidores, bem como a forma de pensar, a mobilidade e a vida em um mundo digital ofertando conveniências.

Isso transforma o consumidor automotivo, colocando-o ainda mais no comando da compra e escolha de produtos e serviços.

Muito além das inovações e avanços tecnológicos, importa aprofundar o relacionamento direto com o cliente. Ofertar pacotes de serviços, opções de financiamento, clubes de relacionamento das marcas e sua fidelização.

Consumidores conectados (home-office mudando padrões de deslocamento) pesquisam vários canais para tomar decisões bem antes do contato inicial com um concessionário.

São esclarecidos quanto a aspectos técnicos dos veículos muitas vezes mais que os próprios vendedores. Estão preparados quanto a negociação e comparação com modelos similares, preços de veículos zero quilômetro, condições de veículos usados, pagamentos, seguros e acessórios.

Pesquisas recentes reportam que 6 em cada 10 clientes estão abertos a considerar múltiplas opções de veículo. Consideram diferentes modelos, descobrindo quais são os atuais e o que vale a pena.

No futuro próximo, os novos consumidores vão buscar além de design e estilo em seu veículo. Serão exigidos, conectividade, economia de seus pacotes de benefícios e relacionamento, entre outros detalhes.

A indústria automobilística e sua rede de lojas precisa conviver com a ideia de que as pessoas vão procurar os Smart Cars: um motor potente será apenas mais um detalhe em sua configuração.

Dados mundiais do Waze na pandemia registram queda de 60% na quilometragem dirigida por sua base de usuários – experiência de mudança de padrões/economia.

Sou um entusiasta do mundo digital e apaixonado por carros e motos. Fico feliz em visualizar a oportunidade gigante de mudança que o mercado de automóveis tradicional tem em mãos para se manter ainda mais forte no futuro próximo.

Compartilhamento, e-commerce, construção de novos modelos de negócios, novas parcerias (mimos/benefícios/facilidades, transporte público) ... Isso é o que queremos promover com o nosso trabalho.

Crises são provocações para novas perspectivas e resultados que podem sempre nos surpreender! Surgem perguntas para encararmos de frente, buscando soluções...

Como será a venda de carros no futuro?

Quais serão as oportunidades?

Vendemos carros da mesma forma desde 1892, quando Henry Ford produziu seu primeiro veículo!

É inevitável promovermos a transformação necessária.

As montadoras devem oferecer lojas no conceito Pop Up store (móveis), possibilitando que as marcas se façam presentes em eventos do interesse de seu público alvo.

Lojas não deixarão de existir, mas serão transformadas em centros de experiências.A apresentação dos veículos será disponibilizada através de canais digitais.

O e-commerce deverá ser assumido diretamente pelas marcas se quiserem impactar diretamente o consumidor.

Sistemas embarcados devem mudar para plataformas voltadas à conectividade. Loja virtual, apps e parcerias em serviços de inúmeros pontos em comum. Total conveniência ao consumidor, como por exemplo no momento da manutenção que poderá ser acionada através de um simples toque, até mesmo a partir do próprio carro.

O showroom terá seu tamanho reduzido, já que o impacto será causado através de experiências:

  • Realidade virtual aumentada
  • Portfolio em tela touch (imagine a concessionária tendo que ter uma unidade de cada modelo e versão): o quanto de espaço economizamos aqui, sem falar na organização, riscos e custos envolvido em controle de estoques que podem ser automatizados, reduzindo os custos.

A experiência dentro da loja passa a ser direcionada ao encantamento e oferta ao cliente.

A concessionária vai se tornar um ponto de serviço de manutenção? Não se adotarem medidas para ampliar sua força...

O cliente passa a utilizar a loja para experiência, análise, serviços, test- drive e tomada de decisão. É preciso que seu tempo dentro da concessionária seja agradável e útil ao mesmo tempo (mobilidade e conforto).

Clubes e pontos de relacionamento vão favorecer a fidelização com marcas.

Simplificar processos pela digitalização reduz o uso de papel a zero: se estamos desenhando o futuro da eletrificação,o papel não pode existir no processo da compra de um veículo.

Montadoras e concessionárias podem iniciar a venda de Bikes e patinetes elétricos, incorporando a indústria automobilística ao mercado de mobilidade em seus planos de negócios e plataformas.

Em toda a indústria, esforços são orientados para a automação, digitalização e inovação em processos. Precisamos garantir que esses recursos provoquem a verdadeira transformação. A transformação digital vai além da digitalização: precisamos resolver problemas, criar soluções e ofertar valor para uma sociedade em evolução.

A mobilidade favorece esse caminho.


#vendas #vendasconsultivas #digital #financiamento #premium #financeiras #mercadodeluxo #banco #montadoras #mercadoautomotivo #mercadodigital

Raphael Borges

Estratégia Marketing | Comercial vendas

4 a
Fernanda (Fefa) Trindade

Diretora executiva | Growth | Vendas | Marketing | Branding |

4 a

Carla Oliveira, bate um papo com o Alê, para que possamos trazer esse conteúdo bacana para as nossas mídias, se você permitir, claro, Alexandre Miranda :) :)

Vania Costa

Key National Account Manager na Gi Group Brasil

4 a

Parabens Ale

Rafael Pazin

Operador sênior C2C - Close to Consumer na BMW Financial Services

4 a

Expectativa total. Vamos nos preparar. Capacidade de mudança e rápida adaptação. Parabéns pelo texto!

Tamires Macedo

Analista Financeira | Tesouraria | Contas a Pagar | Budget | FP&A

4 a

Com toda a certeza, o que será primordial será o estreitamento entre as relações com os clientes, empresas e produtos. Parabéns pelo artigo 🤗

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos