A principal competência que o mundo nos exige hoje é a de aprender.
A principal competência que o mundo nos exige hoje é a de aprender: rápido, de diferentes formas e cada vez mais! Para as empresas e lideranças isso é um grande desafio, pois existe a constante necessidade de manter seus colaboradores motivados a desejarem estar sempre aprendendo.
A grande questão é que muitas vezes os colaboradores não entendem a importância do conteúdo que a companhia quer que ele aprenda, o que gera desinteresse e baixo aproveitamento nos cursos e treinamentos.
Para mudar esse cenário é possível que os líderes se valham de algumas estratégias capazes de gerar interesse não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento de competências, na resolução de problemas e no estudo em geral. Veja só:
1 - Apresentar o valor utilitário do conteúdo: deixar claros os benefícios, como, por exemplo, se tornará o aprendiz mais produtivo, facilitará seu trabalho ou o ajudará a se destacar e, quem sabe, ganhar um aumento.
2 - Abordar o conteúdo de forma que estimule também os valores intrínsecos: gerar conexão emocional, curiosidade, mostrar como aquele tema pode ser benéfico também para a vida pessoal do colaborador.
3 - Explicitar de que forma e em quanto tempo será possível ver as mudanças e resultados proporcionados por aquele aprendizado.
Recomendados pelo LinkedIn
4 - Recorrer a necessidade humana de pertencimento e conexão social: demonstrar que aquele conteúdo é uma forma do indivíduo pertencer e fazer parte do grupo é uma forma de gerar interesse, pois ninguém quer se sentir excluído dentro do ambiente que frequenta. Da mesma forma, oportunizar o compartilhamento de experiência e a conexão com novas pessoas pode motivar as pessoas a iniciarem e darem continuidade na aprendizagem.
5 - Oportunizar o aprendizado na prática: diversas pesquisas demonstram que o conteúdo estudado se fixa melhor na mente humana quando realizado na prática. Claro que o embasamento teórico é fundamental mas, além de ser mais eficiente, colocar a mão na massa pode tornar o estudo muito mais interessante e estimulante.
Utilizando essas estratégias, as chances de ter uma equipe que está sempre em movimento, se atualizando e participando efetivamente de tudo que é proposto são muito maiores.
A motivação é o que dá o start e também o que ajuda a sustentar o interesse dos indivíduos ao longo da vida. Manter ela acesa é muito importante, por isso, implementar uma cultura de aprendizagem contínua, estar atento às várias preferências do aprendiz, proporcionar a integração e o aprendizado social e estimular a formação de bons hábitos aos colaboradores é essencial para ter um time que valoriza o estudo, aprimora sua habilidades constantemente, compartilha conhecimento e que tem a capacidade de aprender rápido.
Se você não sabe por onde começar, contar com auxílio profissional é essencial! A Colabore conta com diversas opções para solucionar essa e muitas outras questões que possam surgir na sua empresa. Vamos juntos?