Problemas que causam outros
Como anda a produtividade na sua empresa ?
Eu estava com um sério problema. Estava utilizando um equipamento externo em minha ferramenta de trabalho, que contribuía pouco nos afazeres diários, e impedindo avanços e ganhos de escala nas entregas.
Por destino, tive a decisão de trocar não apenas o equipamento coadjuvante mas todo o conjunto da ferramenta de trabalho, pois já era momento para isso, inclusive.
Foi preciso realizar vários procedimentos com um colega de TI que estava a 350 km de distância. Fizemos tudo online, ele me orientando, e eu como aprendiz naquilo que não domino fui seguindo seu passo a passo, sua expertise de anos de experiências no assunto.
Tive que abrir o hardware inúmeras vezes para concluir os testes que precisavam ser feitos. Foi cansativo. Tira parafuso, coloca novamente, testa, não dava certo, volta o antigo, instala o software, reinstala novamente pra limpar, testa novamente, quase dava certo, e voltávamos inúmeras vezes ao status quo. Foram 2 semanas exaustivas, literalmente.
Por fim, de tanto se tentar alternativas, acabei aprendendo o "caminho das pedras" e consegui não por méritos próprios, mas com a mão de alguém bem mais experiente que estava me auxiliando.
Recomendados pelo LinkedIn
No final, o resultado dessa mudança ocasionou ganhos de escala, celeridade, fluidez, pois a ferramenta de trabalho agora está na velocidade que era necessária, para realmente produzir.
Para produzir resultados não basta pensar neles, é necessário trocar de lugar as peças que fazem a engrenagem decolar.
No ambiente corporativo, há soluções excessivas para resolver certos problemas aparentemente complexos, e a saída é muitas vezes implementar algo simples mas que dê resultados muito mais potentes e eficientes. Há ainda o fato de pessoas que preferem colocar um óculos e observar o problema ao invés de arregaçar as mangas e resolvê-lo.
O problema inicial que tive, eram as trilhas no hard disk que estavam já desgastadas e que tentativas de solução foram as mais variadas possíveis. Mas a solução era trocar a peça, devido ao desgaste do tempo (10 anos).
Tomemos nota: um defeito organizacional pode causar outros em cascata e pulverizá-lo em todo ambiente corporativo, gerando dificuldades de fluidez que custarão números no DRE. É recomendável não usar óculos nessas horas.
#equipes #rh #dho #projetos #constancia #aprendizagem