Processo de Coaching e a “Cartilha que não Existe”
Constantemente pessoas buscam o processo de coaching para sair da zona de conforto e buscar a tão sonhada alta performance, a sua melhor versão equilibrando a inteligência emocional. O que ninguém conta é que dentro do processo de coaching não existe uma formula mágica, ou uma cartilha com os passos e as ações a serem tomadas.
Felizmente o indivíduo é levado a estimular o seu pensamento sistêmico na busca por respostas que se encontram dentro dele, este estimulo é dosado em sessões de estratégia e autoconhecimento. As ações elaboradas pelo coachee dão a ele o “agir da semana” proporcionando uma auto responsabilidade. A vida do ser humano não possui manual de instruções, assim também é o processo.
Este fator faz dele algo tão subjetivo e especial, pois, cada ser é único e irá traçar para si um caminho de transformação, de mudança. Ter consciência que a lagarta só vira borboleta após um processo de transformação árdua é fundamental para que o coachee (cliente) entenda que a mente também necessita de má ressignificação mental para entender que a vida pode e deve ser vista de diversos ângulos e que cada um irá adotar para si o seu melhor.
Ter o apoio e um profissional competente e que tenha a escuta atenta é fundamental para que o coachee cria a sua própria cartilha de acordo com suas experiências e vivencias. Resgatar o que há de melhor em cada um não é tarefa simples e rápida, demanda tempo, estrutura psíquica e determinação. Thomas Crane define o processo como “uma ação de guiar pessoas desafiando-a e apoiando-as na busca de seus objetivos de desempenho pessoal e organizacional”.
Um caminho bem feito vale mais do que várias viagens sem foco e audácia. Da mesma maneira funciona o processo de coaching, ter em mente que a qualidade do caminhar é mais importante que a quantidade é fundamental para fazer um bom trabalho. Se a vida não tem cartilha porque o processo precisa de uma?
Onde está a capacidade do ser humano de acreditar e criar para si estratégias pessoais e profissionais que possam leva-lo a alta performance?
Portanto se você busca desafios e mudanças que não possuem roteiros venha para o processo de coaching, venha entender qual é a melhor estratégia para você brilhar e crescer na vida pessoal e profissional.
Gabriela Cecarechi-Psicóloga Organizacional e do Trabalho (CRP:06/123484) e Coach.
www.gabrielacecarechi.com.br/ gabrielacecarechi@gmail.com/ 19 98187-4416