Processo de Confiança 100%
Brasília, 08/11/2019
Hoje vamos falar do terceiro princípio do Processo de Confiança 100%, o princípio ou atitude “Confiança e Cooperação”.
Tomei a liberdade de alterar a ordem em que os princípios foram lançados inicialmente, pelo simples fato de que a Confiança precede e incentiva a cooperação, como veremos a seguir.
O princípio da confiança é bastante explorado nos trabalhos de Qualidade Total e também nas áreas de Relações Humanas no Trabalho.
Assegurando sempre que a confiança entre os parceiros internos das empresas é fator decisivo no desenvolvimento e execução das tarefas diárias de cada um.
Todavia, podemos afirmar que a cooperação é também fator decisivo nessa relação pois, da confiança resulta maior cooperação, portanto ela dá início a um círculo virtuoso, ou seja: Mais confiança, implica em mais cooperação, que implica em mais confiança.
A executiva americana Irene Ronsenfeld, presidente da Kraft Foods, esclareceu que parte do sucesso que a reviravolta na organização resultou, estava diretamente relacionada a um ingrediente adicional que escapa a muitos executivos: "Inspirar confiança na empresa. Ao longo da reestruturação da organização nos últimos anos os executivos têm feito um grande esforço para serem francos, abertos e honestos”. (Wartzman R. 2013)
Peter Drucker tinha uma receita semelhante para o sucesso das organizações: “As instituições já não são mais construídas com base na força, cada vez mais são construídas sobre a confiança.” (Drucker P. 1999)
As citações acima apontam que a "confiança" é determinante tanto para a construção de uma organização, quanto para sua reconstrução, unindo equipes e promovendo o crédito das lideranças na condução dessas equipes.
As organizações jamais podem prever uma grande catástrofe, independentemente de serem públicas ou privadas, mas elas poderão estar sempre prontas a enfrentar a batalha da recuperação, essa luta deverá ser permeada de confiança e cooperação, os colaboradores tendo confiança em si mesmos e na própria equipe, na direção da organização e na força da missão dessa organização, com certeza conseguirão vencer os desafios propostos pela crise que estão enfrentando.
Assim podemos afirmar que confiando 100%, cooperamos 100%.