Procrastinação - O Problema ou um Sintoma?

Procrastinação - O Problema ou um Sintoma?

Você já se viu com tantas tarefas para fazer em um mesmo dia que teve vontade de sair correndo? E ao invés de fazer o que precisava passou horas no celular, em frente à TV, computador ou até mesmo fez várias outras atividades que não estavam previstas para esse dia? Pois é, então sim, você procrastinou!

Apesar de ser uma palavra bem estranha a procrastinação é uma velha conhecida de muitas pessoas, principalmente jovens universitários e profissionais muito atarefados.

Procrastinação é deixar para depois tudo aquilo que você pode fazer agora.

A procrastinação pode ser confundida com preguiça, falta de responsabilidade e muitas vezes ela é tratada apenas como falta de organização mental, mas existem muitos fatores por trás de uma ação como essa.

Quando a procrastinação acontece com pouca frequência pode sinalizar alguma dificuldade de organização, esquecimento ou excesso de afazeres, mas ela pode se tornar crônica indicando que algo disfuncional está acontecendo dentro da nossa mente, com o nosso emocional e até mesmo com o nosso corpo. Podemos dizer então que a procrastinação é um sintoma.

Podemos procrastinar todo tipo de atividade, desde uma simples ida ao supermercado até mesmo a entrega de um relatório importante no trabalho. Quando se torna um hábito a procrastinação causa prejuízos à vida do procrastinador, como por exemplo a perda do trabalho, a reprovação em uma disciplina da faculdade ou brigas na família.

Mas afinal, por que as pessoas procrastinam?

Evolutivamente falando o nosso cérebro não se preparou para passar por situações desconfortáveis de maneira tranquila, então quando nossa mente entende que estamos ameaçados ela aciona o que podemos chamar de sistema “luta ou fuga” e como o próprio nome diz entramos em um modo de luta – enfrentar a situação com unhas e dentes – ou fuga – correr para mais longe que puder daquela situação.

Então, se você está procrastinando algo que é realmente importante para você, pergunte-se: “Por que estou me sentindo ameaçado(a) com essa situação?”. Se você achar que não tem nada a ver com uma ameaça, será então que essa tarefa é mesmo importante do seu ponto de vista?

O que sua procrastinação está querendo te dizer?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos