Procrastinação, uma dica de ouro
Há tanta gente falando sobre dicas infalíveis para não procrastinar. Métodos de organização, rotina anti procrastinação, hábitos de pessoas que não procrastinam… E como tudo agora vira curso, já vi até curso para isso.
A procrastinação por vezes pode vir por “n” coisas. Podemos até ter uma rotina para nos ajudar. Mas ela só será efetiva quando entendemos o motivo do que nos leva a sempre adiar as tarefas.
Por mais que eu trabalhe e entregue, me sentia muito procrastinadora. Tentei várias dessas dicas milagrosas para evitar cair na armadilha da procrastinação, mas nada resolvia e eu ainda sentia que sempre vivia adiando as coisas e deixando tudo para ser resolvido aos 45 do segundo tempo. Principalmente, na minha vida pessoal.
Em uma sessão de terapia levei essa questão. E aos poucos fomos desenrolando um emaranhado de coisas que contribuíam para minha procrastinação acontecer.
E por um milagre eu comecei a me sentir menos procrastinadora? Não! Porque isso não se resolve em um passe de mágica. É muito difícil para o cérebro entender que agora há algo “novo” a ser feito. Exige-se dele maior atenção, mais esforço e, portanto, mais energia. E já sabemos que o nosso corpo não é tão receptivo quando os assuntos são do tipo “preciso mudar a minha rotina”.
Recomendados pelo LinkedIn
Procrastinar pode estar ligado com crenças limitantes que carregamos. Com a falta de confiança em nós mesmos, com a necessidade de aprovação dos outros para que o próximo passo seja realizado.
E muitas vezes, por mais clichê que isso pareça, a terapia é um dos melhores caminhos para entender nosso comportamento. O psicólogo nos conduz a encontrar a raiz do problema procrastinar…
E isso não quer dizer que você vai virar uma chavinha aí dentro e deixar esse hábito. Primeiro você irá entender o que te leva a ser assim. Depois, aos poucos, as vezes com passinhos pequenos, que deixamos de procrastinar tanto assim. Mas o que percebo é que não adianta seguir os 5 passos para não procrastinar, adotar os hábitos “não procrastinadores” ou ainda comprar um curso para aprender a não procrastinar, quando de fato, cada um tem um gatilho diferente que faz a procrastinação existir.
A terapia é uma fonte de autoconhecimento, quando decidirmos nos permitir viver o processo e esse processo é algo que talvez seja lento, por vezes doloroso, mas ainda assim, é a melhor forma de entender como de fato a gente “funciona” e o que podemos fazer para alcançar aquilo que queremos de fato ser.
Sócio Proprietário Rad Consult
2 aProcrastinar no profissional nunca!!! Mentor só passa problemas novos e mais variados… rsrsrsrs