Procura-se um... culpado!

Procura-se um... culpado!

Olá, família!


Hoje trago para vocês uma nova série: "Procura-se um... culpado".


Desde os primórdios, o homem procura um culpado para todos os seus erros. Isso desde o início da descendência Adâmica, que foi instituída no éden entre Adão e Eva. Vamos meditar e ver o que Adão faz no seu primeiro erro.


Adão ama Eva, o seu amor, a sua parceira, a sua alma gêmea — e decide que a culpa foi dela. Pensa melhor e decide que Deus também é culpado. Veja bem, nem o amor, nem a parceria fez com que Adão assumisse para si a culpa; começa aí a astúcia humana. Em uma única frase, Adão nega a sua responsabilidade e arruma dois culpados para o seu ato: “A mulher que me deste por companheira, deu-me o fruto”. O primeiro homem culpou a primeira mulher. E depois, o primeiro homem culpou Deus.


Uma das coisas mais difíceis para os seres humanos é assumir os próprios erros, e isso é em todas as esferas; profissional, sentimental, familiar... etc. Mas, este é um hábito que pode afastar o profissional e o pessoal de diversas oportunidades de crescimento.


O ser humano tende a sempre tentar colocar a culpa em outras pessoas ou fatores externos para justificar seus comportamentos, posturas ou resultados que não foram considerados satisfatórios. É muito comum se esconder atrás dos muros criados pela própria mente para se defender das frustrações, mesmo que isso aconteça de maneira inconsciente; por mais que o indivíduo saiba que cometeu um erro, sua mente ativa mecanismos defensores que tentam encontrar maneiras de fazer com que ele escape da culpa.


A dificuldade para assumir os próprios erros existe porque encontrar culpados se tornou um hábito do ser humano: se está sofrendo é porque alguém está causando este sofrimento, se algo não deu certo é porque alguém conspirou contra você, e assim por diante. Essa postura faz com que a pessoa acabe gastando muita energia desnecessariamente, visto que é uma grande perda de tempo tentar encontrar culpados pelo fracasso.


Ao assumir a própria responsabilidade pelos erros, por outro lado, é possível superar os acontecimentos e evitar que os mesmos problemas voltem a acontecer no futuro. Perceber que você permitiu que determinado fator negativo acontecesse em sua vida e que você é o único responsável por essas experiências é sinal de maturidade emocional.


Seja nos relacionamentos interpessoais ou na vida profissional, fugir de seus erros e das consequências que eles trazem, assim como negá-los ou ignorá-los, faz com que você se afaste de diversas oportunidades de crescer. Isso faz com que você fique repetindo os mesmos padrões ao longo da vida, cometendo sempre os mesmos erros e lidando com as mesmas consequências.


Como assumir os próprios erros:

Reflita

Sempre que perceber que está tentando encontrar alguém ou algum fator externo para culpar a respeito de alguma frustração pessoal, tenha um momento de reflexão e faça um esforço para reverter a situação.


Saia do modo automático

As pessoas repetem vários hábitos previamente moldados que estão arraigados em seu cérebro emocional de forma automática. Porém, o cérebro humano está em constante mudança e, por esse motivo, sempre é possível adotar novas maneiras de viver e se comportar. Esse funcionamento é chamado de neuroplasticidade cerebral — característica que torna o cérebro flexível e mutável. Isso significa que a mente tem capacidade de se adaptar e se moldar todos os dias, bastando que você a condicione a fazer isso.


Saia do papel de vítima

Ao cometer um erro, descubra quais foram os fatores que o desencadearam e faça o possível para consertá-lo. Foque nas soluções, e não nos culpados: em vez de esperar que apontem onde você errou, prefira achar suas falhas sozinho e faça o possível para aprimorar suas habilidades para que isso não ocorra novamente.


Perdoe-se

Você certamente errará infinitas vezes ao longo de sua vida, pois isso faz parte do processo de evolução do ser humano. Entretanto, enquanto você ficar culpando a si mesmo ou aos outros, continuará cometendo os mesmos erros. Desenvolva sua Inteligência Emocional e esteja aberto para aprender com seus tropeços, e erros.


🄴🅂🅃🄴🅁 🅁🄾🄼🄰🄽🄾 - Mediadora de Conflitos/Coach de Inteligência Emocional /

CEO - ℙ𝕣𝕠𝕛𝕖𝕥𝕠 𝔻𝕖𝕤𝕡𝕖𝕣𝕥𝕒𝕣 𝔼𝕤𝕥𝕖𝕣 ℝ𝕠𝕞𝕒𝕟𝕠 🤍.

-------------------------------- 🧠

Site: 𝒘𝒘𝒘.𝒅𝒆𝒔𝒑𝒆𝒓𝒕𝒂𝒓𝒆𝒔𝒕𝒆𝒓𝒓𝒐𝒎𝒂𝒏𝒐.𝒄𝒐𝒎.𝒃𝒓

Contato: (11) 98336-0860

Jacson Buzzatto

📈 Ajudo Empresas a Desenvolverem Gestão Comercial de Alta Performance e Transformar Equipes em Máquinas de Vendas 🎖️Mentor | Liderança Comercial 🔥 Método 5p de Liderar ⤵️

6 m

Terapias é uma das melhores formas de trabalhar nossa mentalidade

Olufunmilayo ARE-JODA

☑️ Professor of Positivity, Joy and Happiness 😊 Open to Collaborations

6 m

Enjoy the rest of the week

Claudio Junior

LinkedIn e Marketing Digital | Desenvolvimento Pessoal e Profissional | Mentor | Empreendedor | Autor | Criador de Conteúdos Digitais | Palestrante | Pesquisador | Engenheiro

6 m

É sobre ter autorresponsabilidade né minha amiga Ester Romano 🤗👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ester Romano

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos