Procurando emprego, e agora?

Procurando emprego, e agora?

Momentos difíceis que está passando, isso, por incrível que pareça é controlável, pelo menos internamente, até o momento de sua recolocação, onde é uma transição, de carreira, de vida e até mesmo de postura. Seguem algumas sugestões:

  1. PROCURE MANTER O CONTROLE: O que está acontecendo contigo, não é de seu domínio, entenda que o país, passa por um momento de "complicações políticas" que afetam diretamente o nível de investimentos no país. Então isso é um indicador que não está no seu controle.
  2. FAÇA UMA REAVALIAÇÃO DO SEU ÚLTIMO PERÍODO: Aproveite o seu tempo, para reavaliar, tudo o que aconteceu nos seus últimos 3 anos, no que envolve, decisões, passos, oportunidades, etc., ou seja tudo o que tange sucessos e insucessos que teve na sua carreira, e que possam lhe auxiliar nos próximos passos que tomará na sua carreira.
  3. DESENHE OS PRÓXIMOS PASSOS: Desenhe onde você quer ir, quais os passos que deseja ter e seguir, perfil de empresas que quer buscar sua recolocação, isso facilitará suas decisões.
  4. NÃO TRANSFORME SUA DISPOSIÇÃO NO MERCADO EM UMA "PENITÊNCIA": Não se culpe, não se condene, tudo na vida passa por transições, mudanças de energia, renovações, e a sua não seria diferente, enxergue isso como uma nova oportunidade de se reenergizar, de aprimorar seus potenciais, o que você tem de melhor e que possivelmente estivesse entrando na sua "zona de conforto", que é muito natural.
  5. OCUPE SUA CABEÇA COM BONS PENSAMENTOS: Não se desestruture, não perca a fé e muito menos se deixe levar pelas armadilhas da "ociosidade". Dizia um grande amigo muito experiente que o cérebro humano é uma máquina, que se soubermos trabalhar com ela, pode nos levar a momentos de muito sucesso, porém se não soubermos controla-la, pode nos derrubar facilmente.
  6. BUSQUE NOVOS CONHECIMENTOS: Procure ocupar seu tempo e seus pensamentos, trazendo novos conhecimentos, faça um curso (existem diversos gratuitos na internet), leia livros, de preferência que tenha relação com sua área de atuação, ou algo totalmente fora para limpar a cabeça ou desenvolver o "ócio criativo".
  7. CONTE COM SEUS AMIGOS: São eles que podem te auxiliar em momentos de eventuais "desesperos profissionais" que você pode ter durante este período, servindo como ouvinte, como confessionário, ou como guru, para troca de ideias, escutar uma segunda opinião sobre possíveis projetos, ou mesmo abrir seus olhos para algo que você não está enxergando.
  8. ACREDITE SEMPRE NOS 3 F's: Nunca, absolutamente nunca perca a sua FORÇA interna, pois somente você pode desenhar, planejar e executar tudo o que quer na sua vida. Tenha sempre FOCO nos seus planejamentos, não saia atirando para todos os lados, pois a possibilidade de acerto diminui drasticamente. E o principal de tudo, nunca perca a FÉ, pois independente de sua religião ou doutrina, acredite que existe algo maior que sempre lhe ajudará a chegar no seu objetivo.

O meu amigo muito experiente disse uma vez que possivelmente o ser humano chegue a plenitude da "felicidade", quando conseguirmos equilibrar três pilares em nossas vidas, ou seja, cuidarmos do PESSOAL, sempre termos pessoas em nosso ciclo que transmitam carinho, afeto, apoio e que agreguem algo em nossas vidas, PROFISSIONAL, buscarmos um trabalho que nos dê prazer, amor e nos faça acordar todas as manhãs com um sorriso e feliz, e por ultimo e não menos importante, ESPIRITUAL, cuide do seu interior, cuide do seu coração, de seus sentimentos, siga uma religião, seja ela qual for, para que seu interior esteja sendo bem cuidado. Ajude o próximo, isso lhe trará novas energias, novos valores, novos princípios.

Tudo isso relatado acima, eu passei neste período de transição que estou passando, e quero compartilhar com todos, pois me auxiliou muito, e continua me auxiliando.

Abraços e muito sucesso a todos.


Fabiano Fiorin Pereira.


Como eu te admiro, cara! Sempre com bons conselhos profissionais e pessoais.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabiano Fiorin Pereira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos