Produção Farmacêutica - aspectos profissionais requeridos
Com o conceito geral de “coração da fábrica” o setor de produção, além das atividades ligadas diretamente à fabricação de medicamentos, insumos e afins, está relacionado a outros aspectos, fluxos e demandas dentro das indústrias farmacêuticas (de das indústrias de forma geral). Diferente de outros ramos de indústria, a área farmacêutica é altamente regulada – o que torna este negócio especial e o diferencia.
De início, o profissional de produção farmacêutica deve possuir sólido conhecimento em Boas Práticas de Fabricação e na legislação sanitária aplicável. Tudo o que é relacionado a PCP (programação de produção), desenvolvimento de produtos, projetos da fábrica, instalações (civil/predial, maquinário, utilidades, tecnologia etc.) – ter uma visão geral dos sistemas de aquecimento, ventilação e condicionamento de ar (HVAC), dos sistemas de produção de água purificada, ultra purificada e água para injeção, vapor limpo, ar comprimido e outros gases, auxílio na gestão de manutenção, suporte na gestão de resíduos, validação de processos deve ser acompanhado pelos responsáveis pela produção, uma vez que há relação direta nestes quesitos. Podemos mencionar os apontamentos e reporta dos dados produtivos, avaliações estatísticas dos processos, apuração dos rendimentos, investigação das potenciais intercorrências e/ou perdas, levantamento dos custos produtivos, entre outros. Além disso, há todos os aspectos relacionados a liderança do corpo operacional da fábrica (acompanhamento rotina, treinamentos, aprimoramento profissional, motivação, etc.). Somam-se os aspectos relacionados ao gerenciamento de fluxo de pessoas e materiais (ressalto a importância de ferramentas Lean), otimização de processos e tempo produtivo, organização e layout da planta fabril, gestão/avaliação de lead time/tempos de ciclo, takt time (ritmo de produção necessário para atendimento da demanda).
Com todas estas informações supracitadas, é possível observar a abrangência e importância dos profissionais de produção farmacêutica dentro das empresas do ramo; e, com isso, mensurar as variadas demandas e características técnico-pessoais requeridas para este tipo de profissional. Além do tradicional caráter e espírito de liderança, pensamento em melhoria contínua/otimização (conhecimento, habilidade no emprego de ferramentas pertinentes), sólido conhecimento em operações unitárias da indústria farmacêutica, tecnologia farmacêutica, utilidades e fluxos produtivos fazem parte do dia a dia. Além da gestão operacional, digamos, este profissional é um gestor de projetos (sempre há projetos na Produção – ciclos de vida projetos e produtos). Acompanhamento do desenvolvimento de produtos, validação de processos, demandas comerciais, devem ser rotina dos profissionais de produção. Maximização de eficiência e redução de custos, sem comprometimento da qualidade dos produtos devem ter atenção constante. O profissional de produção farmacêutica deve ter profundo conhecimento, também, em formulação e funções dos insumos farmacêuticos (características físico-químicas, morfologia e comportamentos das matérias-primas sob os diversos processos de fabricação de medicamentos). Entender o comportamento dos insumos (e a mistura destes) ao longo do processo produtivo, através dos diversos equipamentos e sob as diversas condições aos quais são submetidos, é essencial para prevenção de intercorrência e auxílio na agilidade para resolução de problemas.
Gestor estrito, as competências técnicas e habilidades de liderança são fatores imprescindíveis aos profissionais que atuam na produção farmacêutica, e são determinantes para uma condução eficiente e eficaz da rotina da fábrica.
#carreira #industriafarmaceutica #producaofarmaceutica
Disponível p/ recolocação em indústria farmacêutica
6 aExcelente texto, 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻