Controle de Qualidade Microbiológico na Indústria de Cosméticos
Um dos pontos mais importantes na produção de cosméticos é o controle de qualidade microbiológico, pois deve-se ter todo o cuidado com o produto que vai ser vendido e utilizado pela população.
Além do controle microbiológico dos lotes de produtos acabados, outras determinações devem ser adotadas como prevenção, tais como: swab em manipuladores, bancadas, equipamentos e embalagens.
Todas estas amostragens devem ser realizadas utilizando critérios específicos, sendo as amostras preservadas adequadamente até a inclusão no sistema analítico dentro do Laboratório.
As análises mais frequentes envolvem: Pseudomonas aeruginosa, Microrganismos Mesófilos Aeróbios Totais, Bolores e Leveduras, Coliformes, Staphylococcus aureus e em alguns casos Clostridios Sulfito Redutores.
Na água purificada, utilizada na obtenção das bases úmidas, deve-se monitorar parâmetros de pH, Condutividade, Substâncias Oxidáveis, Nitratos, Sólidos Dissolvidos Totais, Metais Pesados e Microrganismos Mesófilos.
A criação de um acervo com os Relatórios de Ensaio vai permitir uma análise detalhada dos pontos críticos da produção, auxiliar no rastreamento dos problemas e direcionar as ações corretivas.
Tudo pode ser realizado com o apoio técnico do Laboratório, através da interpretação dos resultados através do Standard Methods, EPA, USP e Farmacopéia Britânica.
Seja nosso parceiro!
Visite nossa página www.quimioambiental.com.br