PRODUTIVIDADE
A exemplo de uma pessoa física, uma organização pode ter limitações de desempenho por estar aprisionada a uma cultura de estagnação e receio de crescimento.
Nesse contexto, medir a produtividade na indústria hoteleira é um passo importantíssimo para sabermos em qual patamar nos localizamos. E para evoluir, devemos considerar algumas variáveis relevantes que estão naturalmente associadas ao perfil do negócio.
A primeira variante é a demanda da ocupação, que, por falta de flexibilidade, pode se encontrar muitas vezes imersa em conflitos com o horário de trabalho.
Esta é uma hipótese limitadora na qual o RH pode e deve atuar efetivamente para reprogramar a mentalidade dos gestores e romper com uma cultura engessada.
Mas como fazer isso na prática? Acompanhe:
· Determine as métricas de medição de produtividade;
· Veja a ocupação média do período;
· Estabeleça o benchmark por função;
· Use a carga horária, ou seja, o número de horas para executar uma tarefa;
· Considere folgas e descansos semanais;
· Considere as férias;
· Olhe, também, para absenteísmo médio por funcionário no período.
Para medir a eficiência de uma organização, é preciso levar em conta características como equipamentos, sistemas, período, custos, tecnologia, cultura de inovação e outros detalhes que impactam no todo, observando capital, energia, material e pessoal envolvido no processo.
O nível de produtividade é um fator crítico para sucesso ou fracasso em uma organização. Fazer mais com menos, sem perder eficiência e qualidade, é sinônimo de perenidade.
Mas o primeiro passo é medir o nível de produtividade dos colaboradores. Só assim saberemos o nosso potencial, se estamos no caminho certo, se podemos acelerar ou se precisamos ajustar alguma rota para garantir o crescimento da empresa.
Especialista em Comunicação e Consumo
5 aUm dos nós no desenvolvimento do Brasil, Dináurea, está exatamente nesta questão: produtividade. Ainda é um ponto muito sensível na nossa cultura doutrinada na base do protecionismo, em que exigir eficiência parece pecado. Precisamos fortalecer cada vez mais o princípio da meritocracia e superar modelos comprovadamente fracassados. Discutir produtividade é um ótimo caminho. Parabéns!
Operações, Expansão, Implantações & Multipropriedade - Hotelaria
5 aExcelente...
Socio na Festare Consultoria em Hotelaria
5 aNuma atividade que a mão de obra é usada com intensidade é de suma importância ter se todos os dados disponíveis para uma análise meticulosa. Administrar com inteligencia essa variável é determinante para o sucesso do empreendimento.