Produtividade
A produtividade é algo que todos ambicionamos nas nossas organizações e no nosso próprio trabalho. Mas não é fácil conseguirmos manter-nos focados no meio de tantas distrações: reuniões atrás de reuniões, pedidos de ajuda que vão aparecendo, interrupções constantes, a mudança habitual do negócio e os pequenos conflitos e desafios que vão surgindo do nada e que temos que consomem tempo.
É por isso importante para a nossa produtividade mantermos debaixo de olho os nossos objectivos finais e revisitá-los de tempos a tempos.
Muitas organizações implementam OKRs (Objective Key Results) e estes sem dúvida ajudam a mover todo o colectivo numa direcção, mas são insuficientes. Todos temos objectivos alinhados com a estratégia global da organização, mas também queremos desenvolver as nossas áreas e perseguir objetivos pessoais. Cada indivíduo necessita, por isso, de constantemente rever e priorizar as suas acções e tarefas em detrimento dos grandes objectivos finais (OKRs organizacionais e pessoais).
Mas fazer este trabalho requer disciplina, já vimos que as organizações são organismos vivos em constante mutação e por isso facilmente o número de tarefas diárias dispara, consumindo tempo precioso para pararmos e pensarmos.
No entanto há 3 pontos que devemos manter em mente e que nos pode ajudar:
1 Definir os objectivos finais (longo, médio e curto prazo).
Sabendo o longo prazo permite-nos definir que passos temos que dar a médio. Sabendo a médio, permite-nos pensar no que temos que atingir no curto. E a partir daí definir as acções e tarefas que vão ao encontro disso.
Devemos priorizar estes objectivos, pois sabemos que o tempo é limitado. Como? Pela sua importância e impacto para a organização e para o indivíduo.
2 Focar sempre no objectivo final.
Mantendo presente o que queremos atingir, mais facilmente decidimos que tarefas executar no dia a dia.
3 Perder o menos tempo possível com coisas pequenas.
Existirão sempre pequenas tarefas no dia a dia que temos que executar, mas se a sua contribuição no objectivo final é mínima ou inexistente, então não compensa perder muito tempo com elas. É mais útil gastar energia no que irá ao encontro do objectivo final.
Sejam produtivos. Tenham um 2019 em grande!