Produtividade não é trabalhar demais
Trabalhar demais, entregar muitas coisas, fazer 10 coisas ao mesmo tempo. Tudo isso pode parecer muito produtivo, mas não é. Produtividade vai muito além do que fazer 10 coisas ao mesmo tempo.
Estamos em um mundo que está todo tempo produzindo e exigindo que sejamos mais, que sejamos melhores, que façamos coisas muito rápido, e isso é bom; até o momento que chega um bournout ou uma depressão.
Viver em função do trabalho não é sinônimo de uma vida feliz. Trabalhar 16 horas por dia e não conseguir ler um livro, assistir uma série, conversar com amigos, ter um hobbie, isso ao longo prazo te destruirá.
Quando vejo empresas postando vagas com o seguinte termo:
"Ambiente com muita pressão, precisa saber lidar com muita pressão".
A pergunta que me vem na cabeça quando leio isso é:
O ambiente de Startup é muito agitado e as coisas são entregues muito rápidas, não há tanto espaço para debates e análises mais profundas de uma funcionalidade, a única coisa que importa é: Entregue e depois a gente ver essas gambiaras.
Estou dizendo que esse modelo é errado ? Não, não é essa questão, se você gosta de um ambiente assim, não há problema - estou me referindo aos que não tem sangue pra isso e acham que pegando serviços demais e trabalhando sem parar irão ser felizes.
Então, como conciliar tudo isso: Trabalho, estudo, hobbies, família, viagens e etc... ?
A mágica está aí, não existe hack. Não existe uma formula mágica que te garanta tudo isso.
Mas existe algo que faça você refletir e chegar a uma reflexão de você mesmo.
Existiu um escritor chamado Ortega y gasset que disse uma frase muito importante e que faz todo sentido nesse contexto:
Recomendados pelo LinkedIn
Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não me salvo a mim.
Quais são as tuas circuntâncias ? Olhando pra você agora e fazendo uma análise do teu eu, você realmente está feliz onde está ? Onde se imagina estar, qual emprego dos sonhos ?
Tudo isso faz parte da tua circunstância, basta olha para dentro de si e dar nome as coisas.
Lembro quando eu tinha 16~17 anos, estava conseguindo bastante contratos devido o blog e também algumas indicações. Comecei a pegar diversos trabalhos para fazer, um dia eu vi que estava trabalhando para 4 empresas ao mesmo tempo, como eu dava conta ? Não sei te dizer.
Mas de manhã eu programava o sistema de uma, 2 horas depois o sistema de outra, a tarde outro sistema e a noite um aplicativo + sistema, ainda tinha um agravante e que me estressava muito, eu tinha que terminar a escola, estava no segundo ano do ensino médio.
Lembro de um Aplicativo que peguei para fazer para uma agência e eu estava atolado de coisas pra fazer, estudar, provas se aproximando, problemas em relacionamento pessoal... Lembro de uma vez que eu estava tão desesperado em não dar conta de fazer tudo do aplicativo e fiquei até 4 da manhã trabalhando nele para terminar.
Eu andava estressado, sem ânimo, sem força, com muito sono. Quando foi a tarde e chegou a hora de apresentar o aplicativo, o cliente disse: Não precisa apresentar hoje, o cliente final desmarcou a reunião hoje e não será apresentado hoje.
Naquela hora me passou tanta coisa na cabeça, tantos pensamentos e ao mesmo tempo uma vontade de explodir. A partir daquele dia eu percebi que não compensava perder minha saniedade, meu sono por algo que dava pra fazer no outro dia e com mais calma.
Há no meio dos programadores uma história que circula que é: "Programador que não fica até de madrugada programando, não é programador", "Programador que não toma 10 garrafas de café não é programador". Esses comentários só nos monstram o quanto estamos acostumados a nos destruirmos.
Claro que pode acontecer 1 ou 2x de o sistema sair fora do ar, as informações serem apagadas e etc... Essas excessões nós relevamos.
Mas saiba de uma coisa, nada do que acordar no outro dia com a mente vazia e bem descansado para trabalhar.
Não deixe que nada e nem ninguém roube o seu sono e sua sanidade mental.
Lidar com problemas psicológicos por conta de estresse e trabalho excessivo é uma das piores coisas que existe.