Produtividade? Mentiram para você
Hoje vou abrir seus olhos sobre a ladainha que contam sobre ser produtivo.
Desde que comecei a me interessar por desenvolvimento pessoal, uma das pautas que mais esbarro por aí é a tal da produtividade.
Muitos acham que produtividade é fazer mais em menos tempo. Será?
Hoje eu vou te mostrar como você se deixou enganar pela ladainha de ser produtivo e, na realidade, está produzindo bem menos do que poderia.
Produtividade é fazer mais?
Eu sempre fui muito curioso. Quando eu era criança eu me interessava pelos mais diversos assuntos.
Com uns 6 anos eu adorava ficar fuçando no computador do meu pai e entender como aquela coisa mágica funcionava. Ao mesmo tempo, eu adorava ficar na rua jogando bola até às oito da noite.
Eu amava jogar videogame e, se me deixassem, eu ficaria até de manhã para tentar vencer a Master League do Winning Eleven 4. Mas também adorava ficar na casa do meu vizinho jogando futebol de botão.
Depois de adulto a coisa não mudou muito. Hoje em dia eu adoro estudar, adoro praticar esportes, adoro ver filmes e também adoro trabalhar nos meus projetos profissionais.
Como encontrar tempo pra tudo isso?
Conforme eu fui ficando mais velho eu fui percebendo o valor do tempo. Isso já vinha acontecendo antes. Mas, depois que meu filho nasceu, minhas horas livres simplesmente evaporaram.
Um homem se torna adulto de verdade quando descobre o valor do tempo.
Recomendados pelo LinkedIn
Hoje, depois de bater muita cabeça, eu acredito que consegui desenvolver um bom nível de produtividade.
Eu digo "acredito" pois, durante muitos anos, eu tinha certeza que estava sendo produtivo mas, na verdade, eu estava apenas me mantendo ocupado.
Eu já cheguei a ficar 10h na frente do computador parando somente para ir ao banheiro. Trabalhei o tempo todo. Sabe qual foi minha "taxa de produtividade" nessa ocasião? Perto de zero.
Eu não fui produtivo. Eu fiquei apenas ocupado.
Mas qual a diferença? Simples: você é produtivo quando avança. Não avançou? Apenas ficou ocupado.
Hoje eu trabalho menos e sou muito mais produtivo. Isso acontece porque eu nem sempre estou somente ocupado.
Nenhum sistema funciona em 100% da capacidade de forma sustentável. Uma rodovia com 100% do espaço ocupado trava.
Agora, como saber se você está sendo produtivo ou somente ocupado? Simples: análise quanto o resultado do seu trabalho fez você avançar em direção ao seu objetivo.
Você ficou 10h seguidas trabalhando e entregou algo perfeito, pensado nos mínimos detalhes? Provavelmente o seu perfeccionismo prejudicou a sua produtividade.
Daria para atingir um resultado semelhante sem tanto esforço e mesmo assim atingir o objetivo? Daria. Então você desperdiçou energia.
Percebeu o pulo do gato? A tarefa não é um fim, mas sim um meio. O grande segredo é ter sempre em mente qual é o seu objetivo. Para quem não sabe o que quer, qualquer caminho vale. Mais importante que ir rápido é ir para o lugar certo.
Portanto, seja diligente com seu tempo. Seja estratégico. Foco no resultado, e não no esforço. O seu trabalho não deve somente te levar em direção ao seu objetivo. Ele deve te levar pelo caminho mais eficaz.