Professor, mude o seu mindset e transforme a sua vida

Professor, mude o seu mindset e transforme a sua vida

Muito se tem falado em Mindset, mas não se trata de um conceito antigo que traduziram para o inglês e virou a palavra da moda. Literalmente, Mindset se traduz por Mentalidade, mas o conceito é ainda mais amplo do que o próprio termo sugere.

Mindset é a mentalidade de uma pessoa em relação à vida e é formada pelo conjunto de atitudes mentais que dita os nossos pensamentos e comportamentos.

O mindset é tudo aquilo que acreditamos e aprendemos no decorrer de nossas vidas (especialmente na infância) e fica guardado em nosso inconsciente. E essa mentalidade, lapidada lenta e silenciosamente através dos anos, é a chave para se alcançar (ou não) o sucesso. 

A propósito: quando falo Sucesso, me refiro a estar feliz com o que se faz, acordar satisfeito com quem você é e com o protagonismo que você desempenha em sua própria vida.

Mas nesse artigo quero abordar especificamente o protagonismo do professor, que possui, de certa forma, a missão de transformar vidas, mas muitas vezes sente-se impotente para transformar a própria vida.

Você, como professor, sabe: só é possível ensinar se você aprende. Do mesmo modo, só é possível inspirar transformação se você se transforma.

E para se transformar, é preciso conhecer a própria mentalidade e mudá-la se necessário, pois o modo como pensamos sobre as situações determina como agimos e, consequentemente, determina se as consequências dessas atitudes serão negativas, neutras ou positivas.

 Ah, então basta pensar apenas em coisas boas e a minha vida vai melhorar e vou ser feliz?

Não, você sabe que as coisas não funcionam assim. Tudo na vida é processo (você não aprendeu a ler de um dia para o outro) e a realidade é a soma do que pensamos com o que fazemos.

Para explicar melhor a ideia de sucesso através da mudança de mentalidade, vou usar o conceito da Psicóloga Carol S. Dweck, professora da Universidade de Stanford, Estados Unidos, e autora do livro Mindset – a nova psicologia do sucesso (editora Objetiva). Segundo ela, o mindset mostra o nosso modo otimista ou pessimista de enxergar a vida e de se comportar diante dela. Após pesquisar durante muitas décadas, Carol Dweck chegou à conclusão de que existem dois tipos distintos de mentalidade: a fixa e a progressiva.

Mentalidade Fixa é a que induz as pessoas a acreditar que ou você nasce com determinada habilidade, dom, talento, ou então pode esquecer, porque você não vai conseguir desenvolver essa capacidade.

As pessoas que possuem essa mentalidade normalmente pensam e dizem “Eu não nasci para isso” toda vez que são desafiadas a realizar algo novo. Antes de qualquer coisa elas enxergam as dificuldades e ainda as exageram, principalmente se está em jogo algum tipo de mudança. Essas pessoas geralmente sentem-se impotentes e desmotivadas diante de situações que fogem do seu controle.

No trabalho é fácil identificar esse perfil! Basta perceber o colaborador que nunca está disposto a realizar qualquer atividade diferente, que é resistente a aprender novos conceitos, que frequentemente pede a opinião dos outros e sempre foge de grandes responsabilidades – não por ser incapaz de assumi-las, mas porque acredita ser incapaz e isso gera muito medo.

O mindset fixo é o que predomina na maioria das pessoas e não é vergonha ou demérito possuí-lo. Essa mentalidade nos foi impelida desde a infância por diversos motivos pessoais, familiares, sociais e culturais. O importante é reconhecer em si mesmo os traços da Mentalidade Fixa para, a partir disso, começar a mudá-la.

A Formação Professor Coach colabora para que qualquer pessoa aprenda a mudar o seu mindset e, consequentemente, mudar também a sua vida.

Mentalidade Progressiva ou de Crescimento, ao contrário da Fixa, conduz as pessoas a acreditar que talentos e habilidades podem ser desenvolvidos, desde que elas sejam pacientes, focadas, esforçadas e dedicadas. Um indivíduo com esse mindset tem a aptidão para transformar um problema ou dificuldade em oportunidade de aprendizado e evolução.

Os profissionais com este perfil são aqueles que buscam vencer suas limitações e aprimorar seus conhecimentos diariamente. Também é simples encontrá-los no trabalho. Basta perceber quem não tem medo de adquirir novas responsabilidades, quem está sempre estudando e se atualizando, quem não desanima quando erra – pois essa pessoa sabe que, para acertar na próxima vez, será preciso rever o processo e se esforçar para pensar e realizar de forma mais eficaz e eficiente.

Para essas pessoas, a Formação Professor Coach traz novas ideias para o desenvolvimento da criatividade, aprimorando o mindset para se conquistar resultados cada vez melhores.

A Dra. Carol Dweck prova que o mindset não é apenas um traço da personalidade, mas também uma atitude mental com relação à vida e explica como o sucesso pode ser uma consequência dos nossos comportamentos em relação às diversas situações pessoais e profissionais que se apresentam.

Para realizarmos os nossos sonhos e alcançarmos os nossos objetivos, seja qual for a fase da vida, é preciso ter sempre dedicação, foco no positivo e autoestima elevada. Além disso, é essencial trabalhar a resiliência, pois essa característica ajuda a superar as dificuldades e ainda traz o poder de ressignificar. Só assim conseguiremos aprender com os nossos erros e também conseguiremos seguir em frente. Dessa forma estaremos mais fortes e mais preparados para fazer escolhas assertivas e para ser mais feliz no que se faz.

Essa vontade de aprender, crescer e expandir as próprias possibilidades nada mais é do que o lema da Mentalidade Progressiva. Todos nós somos capazes de fazer diferente, todos nós somos capazes de dar um propósito e significado a nossa história. Basta querer e ter atitude para isso!

O coaching ajuda a formar a sua Mentalidade Progressiva em qualquer área da vida. É preciso alimentar atitudes mentais de forma positiva, que nos estimulem a crescer, identificar e utilizar os nossos pontos fortes, como também os comportamentos que precisam ser melhorados e as crenças sabotadoras que precisam ser eliminadas.

Na Formação Professor Coach, você descobrirá um poderoso aliado nesse processo para que realmente seja possível uma mudança de comportamento em sua história de vida.

Um dos objetivos da Formação Professor Coach é usar as emoções positivas, o engajamento, a fluidez, os relacionamentos construtivos, os propósitos e as realizações como impulsos para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor. A Formação trabalha a mudança de mentalidade desde as primeiras horas, o que faz com que o professor desenvolva ações que favoreçam o seu desenvolvimento durante este processo transformador de 50 horas de imersão.

Esse curso foi pensado para aqueles professores que querem fazer de sua história de vida um novo caminho, com propósito e intenção de iluminar a vida das pessoas por onde passarem. Ter uma Mentalidade Progressiva significa, acima de tudo, ser mais feliz com o que você escolheu para a sua vida.

Professor, permita-se desenvolver o seu potencial, conheça a melhor parte de você e aprenda a identificar seus talentos e a descobrir como saber lidar com as suas limitações.

Essa Formação oferece para você uma avaliação de perfil comportamental, que vai fazer com que o autoconhecimento seja um dos pilares de seu desenvolvimento. Serão 50 horas de estudo para melhorar a sua vida profissional e pessoal com a prospecção de criatividade e capacidade intuitiva e inventiva.

Quer saber mais? Acesse www.educameac.com.br.

E aproveite que o curso está com 35% de desconto e faça a sua matrícula em até 6x sem juros.


 

 


Fernando Pacheco dos Anjos

Inteligência de Mercado/ Trade Marketing / Matemática

6 a

Sensacional!!!!

Adriana B. Ramalho, MSc

Inteligência Artificial e ChatGpt | Engenharia de Prompt |Tecnologias Digitais na Educação | Psicopedagogia | Consultoria Pedagógica | Palestras | Key Account Manager

6 a

Parabenizo pelo ótimo texto

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Laura de Andrade

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos