Profissionais maduros ficam de fora de recuperação de empregos formais em 2023
Foto: WOCintech/Flickr

Profissionais maduros ficam de fora de recuperação de empregos formais em 2023

Os profissionais maduros ficaram de fora da recuperação de empregos formais em 2023 no Brasil, indicam dados divulgados esta semana pelo Ministério do Trabalho. Os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que foram abertos no país 1,48 milhão de vagas de trabalho com carteira assinada no acumulado do ano. O saldo foi positivo em todas as faixas etárias, menos naquela que inclui os trabalhadores com 30 anos ou mais.

Nessa faixa de idade, que inclui justamente os profissionais mais experientes, foram fechadas 73.631 vagas de trabalho. A faixa etária mais favorecida pela geração de novos empregos formais foi a dos adultos jovens, de 18 a 24 anos, com a abertura de um total de 1.158.532 postos de trabalho.

Entre os trabalhadores com 30 anos ou mais, foram fechadas 73.631 vagas de trabalho

Isso indica que os empregadores estão dando preferência a funcionários menos experientes e com salários mais baixos em detrimento de trabalhadores mais experientes e, potencialmente, com uma expectativa salarial mais alta. De fato, todas as faixas salariais acima de 2 salários mínimos tiveram saldo negativo de vagas de trabalho em 2023.

Dentre os grupamentos de atividades econômicas que mais geraram vagas de trabalho formais em 2023, aquele que mais se destacou foi o de "informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas", com um acumulado de 380.752 novos empregos.

Os dados confirmam a percepção de muitos profissionais maduros de que os anos de experiência acumulados, normalmente acompanhada de um alto nível de produtividade, não se convertem em maior facilidade para se recolocar no mercado, pelo contrário, e que esse fenômeno está atingindo faixas etárias cada vez mais baixas, dos 40 ou 50 anos para cima, às vezes até antes, na faixa dos 30+, e não mais apenas entre profissionais que se aproximam da idade de aposentadoria.

As mudanças demográficas que estão em curso indicam que a tendência é essa situação se agravar, pois a massa de trabalhadores que passaram dos 40 anos de idade é a que mais vai crescer no futuro próximo.

Para saber mais sobre o impacto do etarismo no mercado de trabalho e como isso afeta a capacidade das empresas de conectar suas marcas a uma fatia dos consumidores em franco crescimento e com grande potencial de renda, acompanhe o trabalho do Coletivo 45+ aqui.


Aguinaldo Cruz

60+ | Dir. Jornada Colaborativa | Consultor Processos/Projetos TI | Líder10X | Comunica10X | Mentoria10X | Voluntário IIBA Brasil e PodCast Pipoca Àgil | CTFL | SFPC | CEO da Minha Carreira | Aprendedor Profissional

10 m

Já somos barrados pela inteligência Artificial que faz a primeira seleção.

Silvio Anselmo

Diretor Proprietário GSFLEX Mangueiras e Conexões /Especialista do segmento Fluid Conector / CORE 0334259/2023

11 m

Infelizmente em nosso pais os gerentes de RH são doutrinados pelas empresas a fazerem esse processo seletivo de idade , dentre outros . Eu tenho 54 anos e única oportunidade que vi pela frente foi abrir empresa de representação, mesmo ter feito minha carreira com muito estudo e gerenciar multinacionais pelo Brasil. Abraço e sucesso a todos !!!

Vanderlei Kremes

Analista de Planejamento e Controle de Manutenção

11 m

Que fase meus amigos senior(zinhos)..acabamos de vencer a pandemia, agora vamos ter que enfrentar mais esse fenômeno. O que eu mais escuto nas ruas da cidade que moro é " aqui só não trabalha quem não quer" porém, não sei bem se é verdade. Já me candidatei pra várias vagas...inclusive fora da minha área, ( frentista, balanceiro, cuidador de gado, Uber)por enquanto estou aguardando. Conto com a ajuda de profissionais de outros estados, mas já aviso que daqui uns dias faço 44 anos e a expectativa é só conseguir pagar o IPTU, IPVA, A prestação da casa, 😬 e etc..

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Diogo Schelp

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos