Projete seus próximos clientes, aproxime-se e se relacione com as próximas Gerações
O Mundo em plena evolução tanto no sentido teórico quanto prático. A Geração Y e suas mentes brilhantes, focados na inovação, qualidade de vida, bem estar, praticidade e otimização das funções do nosso dia a dia, trazem um novo modelo de se viver e uma nova forma de se relacionar.
Hoje, nós como empresa, temos o dever de estabelecer um relacionamento humano com nossos consumidores, entendendo suas reais necessidades profissionais e pessoais... e do mesmo modo, como consumidores esperamos conhecer o produto a fundo, a empresa, seu propósito para o Planeta por exemplo e principalmente a pessoa que está por trás dela.
Mas para isso funcionar na sua totalidade, é necessário estudarmos o mercado e quem serão nossos clientes nos próximos anos. A tecnologia hoje e cada vez mais, dominará nossas vidas e isso está totalmente ligado à Geração Y e principalmente à Geração Z.
Startups sendo criadas em sua maioria no segmento de inovação e tecnologia, a geração Y é composta por jovens de 20 a 30 anos. Uma geração focada nos resultados com feedbacks frequentes, se tornando um tipo de coaching. Uma galera ativa, que busca soluções e crescimento a todo momento.
Além dela, temos uma molecada que vai até os 17 anos.
A geração Z são jovens inquietos, uma galera hiper conectada, prontos para realizar diversas atividades de maneira saliente, uma vez que se desenvolveu junto com os avanços tecnológicos.
A geração que já nasceu no mundo da tecnologia, são nativos digitais e não têm a opção de realizar suas tarefas diárias sem a Internet. Essa proximidade com a tecnologia, fez com que a Geração Z seja capaz de usar várias tecnologias ao mesmo tempo. Porém, essa galera consome uma quantidade muito grande de conteúdo e em sua maioria não conseguem lidar com toda a informação.
Apesar da Geração Z não ter força de compra (por enquanto), ela tem grande capacidade de influenciar seus pais, com pesquisas na internet e trazer conteúdo relevante para aquela decisão de compra.
Essa galera já nasceu com o Smartphone nas mãos, que também já estão disponíveis nas escolas.
É importante investir na sua criatividade para estimular e desafiar a Geração Z, propiciando a experimentação. Será necessário criar novas formas de engajamento, com ferramentas digitais avançadas. As Mídias Sociais estão se tornando cada vez mais um importante canal de compra.
Devemos entender as expectativas, influências e comportamento, especialmente hábitos no uso das mídias sociais e como eles diferem da Geração Y. Se a Geração Z está gastando seu tempo em plataformas sociais, este é o local onde eles querem adquirir seus produtos.
Claramente, uma nova forma de consumo está aparecendo. O consumo de conteúdo relevante, de informação que resolva os problemas e ensine.
O aumento na capacidade de digitalização de uma empresa, com inovação e aproveitamento de dados dos cliente, torna a experiência de consumo excelente, fazendo com que o produto se torne confiável. A Geração Z está pronta para novos meios de compras e novas oportunidades de vendas se aproximam.
Lembre-se de entregar valor e não preço.
Os negócios deixam de ser B2B ou B2C, para se tornar H2H (Human to Human).