Projeto de BI: 5 pontos importantes para começar
Eu acredito que precisamos buscar a simplicidade, constantemente. É uma luta diária, porque as pessoas não querem mudar, sair da zona de conforto, mas no final das contas vale muito a pena.
E levando isso para um projeto de BI, identifiquei alguns pontos que podem ajudar torná-lo o mais acessível e com maior potencial de sucesso.
Focar primeiro em um único problema
Há um provérbio que diz "não há que ser forte, há que ser flexível", portanto se o patrocinador do teu projeto não está disposto a correr um grande risco, comece pequeno, com foco em um determinado problema do negócio.
E conheça bem o problema antes de iniciar a busca pela sua solução.
Começar pequeno, planejando o crescimento
Começar pequeno deve ser uma estratégia, acima de tudo.
Entenda que escolher um foco inicial para o projeto faz parte de uma etapa, e que você precisa conhecer as próximas etapas, que formam o projeto completo.
A primeira etapa te ajuda a mostrar o valor do seu trabalho, o retorno que o projeto pode trazer para a organização e o potencial que ele possui em ajudar ainda mais o negócio.
Fugir dos “frutos mais fáceis de colher”
É uma tendência natural escolher o caminho mais fácil. O problema é que em um projeto de BI isso pode ser mortal. Escolher aquelas análises mais óbvias, que são facilmente geradas pelo negócio, podem criar a ideia que o potencial da ferramenta de BI é baixo.
Procure mostrar o real valor que um projeto de BI pode ter. Demonstre informações que o próprio dono do negócio não imagine, faça com que eles percebam que seu processo decisório precisa de fato se basear em fatos gerados por dados bem analisados. Acabe com o "achismo".
Focar em análises mais complexas de serem construídas
Essas duas situações são muito comuns em qualquer negócio: análises que consomem muito tempo das pessoas para serem construídas e decisões tomadas sem base em dados porque não podem ser levantados a tempo.
E essas são duas lacunas que uma plataforma de BI preenche com muita facilidade. Portanto, ao escolher por onde iniciar o seu projeto, se pergunte aonde estão essas duas lacunas no negócio, e dê a devida atenção a elas.
Eliminar os riscos da intervenção humana
Dados são gerados pelos processos do negócio e as pessoas envolvidas nele. E há controles que permitem aumentar o nível de segurança e qualidade desses dados. Mas quando estes são levados para o processo de análise, duas coisas podem acontecer: erro humano ou intervenção no dado, seja com qual objetivo for.
Ao levar essa análise para uma plataforma de BI, você consegue normatizar o processo de análise do negócio, padronizando a informação gerada (lógica e fontes corretas), permitindo que todo o processo decisório da organização considere os cenários mais adequados de acordo com a sua realidade, e com base em dados factíveis e confiáveis.