Projeto do Instituto Lado a Lado pela Vida ganha prêmio ACESSA da Veja Saúde
Na última quarta-feira, dia 10 de julho, recebi, em nome do Instituto Lado a Lado pela Vida , o prêmio ACESSA Autocuidado em Saúde, na categoria Promoção à Saúde, da Veja Saúde . Ganhamos este reconhecimento pelo nosso projeto Saúde no Campo, que nasceu para atingir uma das mais vulneráveis parcelas de nossa população, a população rural, que por vezes está localizada em áreas com saneamento básico reduzido, de difícil acesso e sofre com poucos serviços de saúde à sua disposição.
O prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA busca reconhecer trabalhos, produtos, serviços e tecnologias que fazem a diferença no desenvolvimento do conceito de autocuidado em saúde. É um reconhecimento que apoia a capacidade de indivíduos e organizações, como a nossa, de promover a saúde, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com doenças.
A categoria na qual fomos indicados, Promoção à Saúde, é focada em campanhas e ações que busquem evitar ou reduzir comportamentos que aumentem diretamente o risco de doenças ou morte, e práticas pessoas ou ambientais que previnem a propagação de doenças.
Agradeço à Veja Saúde e ao prêmio ACESSA por essa honra, de ter um projeto que levou conscientização, educação e saúde à ponta, para uma parcela da população que costuma ser excluída de outras ações.
Saúde no Campo: fazendo a diferença na ponta
Recomendados pelo LinkedIn
O projeto Saúde no Campo visa contribuir para a melhoria da saúde de homens e mulheres, promovendo o acesso à informação, desde o diagnóstico precoce até o tratamento do câncer de pulmão e câncer de pele e melanoma. Em especial, dos pacientes com diagnóstico desses tipos de câncer ou pacientes “em potencial”, que ainda estão sem diagnóstico. O público-alvo do projeto foram produtores e trabalhadores rurais e suas famílias.
As cidades contempladas pelo projeto foram Floriano e Corrente, no estado do Piauí, e Porto Velho e Ji-Paraná, no estado de Rondônia. Nestes lugares, provemos informações relevantes para a população e para a estrutura da saúde local. Contemplamos os riscos da obesidade e seu papel no desenvolvimento do câncer, abordamos os aspectos genéticos do câncer e a importância desse conhecimento para a população e agentes de saúde. E, por fim, promovemos a sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde locais.
O projeto também contemplou dois cursos à distância, a fim de capacitar enfermeiros, técnicos da saúde e agentes comunitários de saúde sobre os temas do câncer de pulmão e do câncer de pele e melanoma. Aqueles que atuam diretamente no atendimento da população puderam se atualizar para atuar de forma mais efetiva na conscientização e identificação dessas doenças de forma precoce.
Trabalhar com foco na população rural sempre foi um pilar para o Instituto Lado a Lado pela Vida . A população rural brasileira soma 29,8 milhões de pessoas. É nosso papel, enquanto única organização da sociedade civil que atua na causa do câncer, na saúde cardiovascular e na saúde do homem, sair em campo e fazer a diferença onde sabemos que nossa contribuição será de grande valia.
Parabéns!
Relações Institucionais da Federação Brasileira de Hospitais
5 mSuper merecido! Trabalho e equipe nota 1.000! Parabens a todos!
Diretora de Saúde na Instituto Brasileiro de Ação Responsável
5 mQue maravilha! Super merecido. Parabéns a toda equipe do Lado a Lado e, especialmente a Você, Marlene, que se dedica com muito carinho, trabalho, conhecimento e compromisso para promover uma saúde de qualidade para todos que precisam😘
Senior Communications Executive passionate about driving corporate reputation
5 mParabéns, Marlene.
Eventos, Comunicação e Mídias Sociais
5 mParabéns, Marlene vocês merecem