Marketing promocional rides again
Você colecionava, juntava e trocava por brindes, e até podia ter a sorte de achar a tampinha premiada com um brinde legal. E ainda podia escrever a resposta de uma pergunta chave e mandar para uma caixa postal, para concorrer a um sorteio de um grande prêmio. Assim eram as promoções de vendas UTC - Under The Crown - e suas variáveis.
Por trás de uma aparente simplicidade e mera diversão uma verdadeira engenharia de mecânicas promocionais, legislação, e seleção de prêmios cabíveis em cada tipo de mecânica, seguindo parâmetros da receita federal. Assim era o mundo das promoções. Concursos, vales brindes, achou ganhou, juntou trocou um mosaico de modalidades, cada uma para atender a objetivos específicos, seja fidelizar, aumentar volume, ticket médio, promover marca... Um mosaico de cruzamentos de modalidades e técnicas, mas todas com uma resultante comum. Alavancar vendas.
Gestão de objetivos estratégicos das marcas e dos produtos envolvidos, analises de performances e resultados por canal de venda, incentivos para os públicos internos, de produção e de vendas- Endomarketing - premiações, merchandising nos pontos de venda, supermercados, lojas, postos de atendimento, shoppings; Ações no campo junto ao público alvo – Sampling - e as próprias campanhas publicitárias das promoções.
Recomendados pelo LinkedIn
Eram meses de planejamento, analises de dados e características de cada mercado, e cuidado de produção até a criação publicitária para lançar uma promoção. Como jogar War, requer estratégia, táticas e técnicas para conquistar territórios e objetivos. Um “game” poderoso que alavanca vendas, conquista mercados e move negocios de todos os portes. Pouca gente hoje, que ainda está encantado com as danças dos algoritmos, engajamentos e tais das mídias digitais, conhece bem, e se deu conta do manancial que dá pra desenvolver para movimentar mercados e marcas.
Mudam os canais de vendas, hábitos de consumo, mas a raiz das promoções de vendas se mantém, o mercado continua. E uma hora brota. E na hora que um fizer, vai explodir e virar febre.
Parafraseando Lavoisier: “Em promoções, nada se perde, tudo se aproveita, tudo se transforma.” É o que o momento vem demandando.
Gosto muito. Quem quiser...