Promova a Igualdade de Gênero: Dia Internacional da Igualdade da Mulher
Hoje, 26 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Igualdade da Mulher, uma data que nos recorda não só das realizações já conquistadas, mas também dos obstáculos que ainda enfrentamos em nossa jornada rumo à plena equidade de gênero.
A data teve origem em 1973 e corresponde à comemoração da conquista do direito de voto pelas mulheres nos Estados Unidos, em 1920. A ocasião é um marco histórico de extrema relevância na contínua luta das mulheres por igualdade e reconhecimento, especialmente nos domínios políticos e sociais.
No Brasil, o Código Eleitoral de 1932 abriu as portas para que as mulheres pudessem exercer o direito de voto, um passo importante em direção à participação política e à igualdade de gênero. Mas, como sabemos, a igualdade vai além das urnas. Ela abrange todas as esferas da vida, incluindo o mercado de trabalho e a liderança nas organizações.
Neste contexto inspirador, a Rede Educare surge como um exemplo concreto de comprometimento com a equidade de gênero. Criada por uma mulher nordestina, Kátia Rocha, a organização reflete os princípios de diversidade e igualdade.
A empresa não apenas promove projetos educacionais e culturais em todo o Brasil, mas também coloca em prática a representatividade feminina em cargos de liderança, cujo 85% deles são ocupados por mulheres.
Dito isso, a Coordenadora de Projetos, Cynthia Takayama, compartilhou um pouco da sua trajetória na empresa e destacou a sua evolução pessoal e profissional. "Meu nome é Cynthia, tenho 26 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda e minha jornada na Educare teve início há 6 anos. Iniciei como estagiária, mas tive oportunidade de explorar diversas áreas, o que me permitiu desenvolver tanto profissional quanto pessoalmente".
Priscila Oliveira, Diretora de Inovação e Comunicação na Rede Educare, complementa: “Este é o momento para a gente refletir sobre o avanço da conquista dos direitos feministas, e também sobre os desafios para atingir os objetivos globais e de igualdade de gênero.”. Ela também explica que todas as ações da empresa são pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, seguindo o quinto ODS, que fala exatamente sobre igualdade de gênero e empoderamento de todas as meninas e mulheres.
Lídice, Coordenadora de Inovação da empresa, também deu seu depoimento: "Tenho uma relação de muito afeto e admiração pelo time. São mulheres potentes, inspiradoras e extremamente competentes. Sem sombra de dúvidas, isso me motivou muito na tomada de decisão de sair de Salvador e mudar para São Paulo."
Recomendados pelo LinkedIn
Além disso, ela acrescenta: “A Rede Educare conta com um time feminino incrível que desempenha funções essenciais em diferentes áreas. Ele é um exemplo brilhante de como as mulheres estão rompendo barreiras e ocupando espaços de liderança na área da educação e cultura”.
Ainda destacando importantes ações da Rede Educare, também vale ressaltar as diversas personagens que fazem parte do nosso livro "Recicladores de Sonhos".
Aline de Souza cresceu vendendo doces, superou desafios e ascendeu a posições de liderança na cooperativa Reciclo. Ivanilda, conhecida como Vânia, transformou-se em uma líder corajosa na Cooperativa dos Catadores da Vila Emater, redefinindo a reciclagem como mudança de hábitos. Jeane dos Santos, uma figura do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, usou oportunidades educacionais para se tornar uma mobilizadora incansável. Suas histórias ilustram como a igualdade de gênero transcende barreiras.
O livro "Recicladores de Sonhos" reúne diversas histórias emocionantes ligadas ao universo da reciclagem, com muitos relatos de mulheres inspiradoras. Você pode baixar o seu aqui.
No dia de hoje, renovamos nosso compromisso com a promoção da equidade de gênero em todas as suas formas. Celebramos as conquistas, enfrentamos os desafios e olhamos para o futuro com esperança. Cada passo que damos em direção à igualdade é uma vitória para todos nós.
Quer saber mais?
Acesse o nosso site!