Propósito de vida…
Para além dos 434 000 000 resultados que podes encontrar no Google sobre este tema, os títulos mais frequentes são algo como:
“Como definir o seu propósito de vida”
“3 etapas para definir o seu propósito de vida”
“Como encontrar seu propósito em 6 passos”
E por aí adiante.
E ultimamente este tem sido um tema muito presente na minha vida.
Mais uma vez, questiono-me: estou no caminho do meu Propósito de Vida?
Tenho um episódio em que falo um pouco sobre isso, podes escutar aqui!
E a verdade, é que este foi um dos artigos mais difíceis para mim de escrever. Com muita consciência do que queria partilhar, mas sem encontrar as palavras certas.
E por isso, e depois de semanas com este artigo pendente, decidi fazer algo diferente e partilhar o trabalho de 3 pessoas que partilham exactamente aquilo que sinto sobre este tema.
Seguem aqui as minhas referências sobre este tema, tão na moda, e mesmo assim tão confuso para tantos de nós.
Episódio do podcast da Sofia de Assunção, que explica tão bem, aquilo que sinto:
Artigo da Joana Areias que resume incrivelmente aquilo em que acredito:
Recomendados pelo LinkedIn
E um post apenas, que também foi muito difícil de escolher, da Carolina Bergier, com quem fiz um retiro incrível na Arrábida, mas que me deixa sempre a reflectir com cada uma das suas partilhas:
Se este post ressoar em vocês, recomendo muito que leiam mais alguns dela, pois são realmente uma flecha certeira na questão do Propósito de Vida.
E ainda duas frases que escutei e li recentemente e que bateram forte aqui dentro:
“O meu Propósito é viver em ligação ao Grande Espírito” por Fábio Ramunni
“Não tenha medo do caminho, tenha medo de não caminhar” - do filme O Vendedor de Sonhos que podes encontrar neste momento na Netflix
Porque talvez o meu Propósito não seja tanto uma acção para fora, mas mais uma acção interna. E sigo ajustando-me ao que quero e sinto em cada momento da minha vida, porque “ontem” quis ser Assistente Virtual, hoje sou Assistente Virtual e Coach, e amanhã não sei o que serei, mas sei que viver na ansiedade de não saber o que serei, não me traz visão nem perspectiva.
E a única coisa que posso fazer por mim, é continuar a caminhar, com pequenos passos, pequenas acções que mudam o meu mundo a minha visão e espero, que a cada passo, reduzam também a minha ansiedade em saber, o que não é para saber, para já.
Porque as certezas não vão explodir na nossa cabeça, de um dia para o outro.
E mesmo que, sejas um(@) afortunad@ e de repente tenhas uma clareza incrível do teu Propósito de Vida, vão surgir tantos medos, incertezas, dúvidas, que a única solução será começares a dar pequenos passos para a mudança.
Por isso, e se chegaste aqui na leitura deste artigo, mesmo que não saibas o resultado final, caminha, faz diferente, tira os olhos da bola, e pensa no caminho que podes fazer para a apanhar. Porque para quem não sabe, talvez o mais importante não seja tanto a descoberta do Propósito, mas muito mais aprender a desfrutar da viagem para lá chegar.
“In the beautiful words of psychiatrist David Viscott: “The purpose of life is to discover your gift. The work of life is to develop it. The meaning of life is to give your gift away.” Finding your purpose is a lifelong journey. It can cause anxiety. But, if we let ourselves enjoy the search, it can also help us live life to the fullest.” Fonte: Purpose Anxiety: The Fear of not Knowing your Purpose in Life