Proteja a cultura da sua empresa
Nesta quarta-feira, 1º de maio, dezenas de países celebram o Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador. A ocasião é importante para refletirmos sobre a cultura das empresas e a melhoria contínua do ambiente de trabalho nas indústrias.
Artigo publicado ontem pela Harvard Business Review, uma das mais prestigiosas revistas do mundo, aborda um tópico interessante para a data: como evitar que uma cultura tóxica afete o desempenho do seu time?
O texto mostra que até mesmo profissionais experientes, quando inseridos em um ambiente nocivo, agem contra seus próprios valores. A autora cita três problemas e dá dicas de como proteger a cultura da sua empresa. Acompanhe:
Problema 01: a pressão para fazer e ser igual. Características pessoais e experiências diferentes geram novas soluções, estimulam a criatividade. Coisas simples podem dar resultado. Uma mãe que é encorajada a compartilhar os desafios da maternidade ensina aos mais jovens sobre responsabilidade, por exemplo.
Problema 02: hiper-competitividade. Quando os colaboradores precisam provar que colocam a empresa acima da vida pessoal, se tornam infelizes. Se os critérios para valorização e crescimento são apenas as conquistas individuais, cria-se um ambiente onde até a sabotagem pode ocorrer.
Problema 03: horas-extras. Um projeto especial, uma entrega importante... é natural que alguns dias excedam a carga horária habitual de trabalho. Quando o volume de trabalho diário não cabe na rotina, há um problema de produtividade e organização das tarefas.