A psicóloga que desenvolveu um aplicativo
Sim, pode parecer estranho, mas eu, psicóloga formada há seis anos, resolvi me desafiar e criar um app para solucionar um problema no meu trabalho. Tudo começou quando fui convidada a conduzir uma reunião com metodologias ágeis para simplificar o programa de mentoring. Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas dá um trabalho danado fazer os ‘matches’ entre mentores e mentorados, ainda mais quando temos mais de 150 colaboradores envolvidos no processo.
Pois bem, durante a reunião, uma pessoa com conhecimento mais focado na área de exatas, citou o Power apps como opção, mas disse também que levaria algum tempo e, a princípio, não tínhamos este tempo. Aquilo me deixou com a pulga atrás da orelha: como será que funciona esse tal de Power apps? Fui atrás e fiz um curso online gratuito para descobrir conceitos básicos e percebi que eu conseguia fazer algumas coisas! Para quem nunca ouviu falar, o Power apps é uma ferramenta da Microsoft e atua com o que se chama de low code¹. Mas olha, que mesmo sendo low code meu cérebro quase explodiu algumas vezes!
Foram horas buscando tutoriais no Youtube, descobrindo canal no Telegram, pessoas de referência no Instagram, tentativa e erro a trás de tentativa erro e pedido de ajuda para meu marido que, embora seja médico, também é desenvolvedor. Foi ele quem me incentivou a não parar quando eu não conseguia entender a lógica por trás de cada ação que eu queria fazer. Foi ele também que me ajudou a fazer coisas que iam além do básico e das minhas possibilidades como aprendiz. Mas o que me chamou a atenção foi a possibilidade de criar um app, algo que até então parecia super distante para uma pessoa como eu, com a mente não tão logico- matemática assim...
Hoje, o app está rodando, com melhorias identificadas, aprendizados e vontade de melhorar. Até ensinei algo novo para meu marido esses dias, pensa bem! Já tenho outro app em construção que visa permitir a aplicação de learning map de forma virtual e acesso a materiais interativos. Nesse momento de pandemia e de reaprendizado como profissional de RH, me sinto super feliz com essa quebra de paradigma que consegui: se me perguntassem há um ano atrás se eu seria capaz de criar um app, um imenso NÃO eu diria. Mas hoje, olha, me dê algumas semanas e eu desenvolvo. Não será o mais rebuscado ou à prova de erros, mas eu entrego algo simples e funcional. Desvendar algo assim, abre um mar de possibilidades!
E você, em qual tema vai se desafiar hoje?
¹Plataforma que fornece um ambiente de desenvolvimento usado para criar software de aplicativo por meio de interfaces gráficas e configuração do usuário, em vez da programação de computador tradicional codificada à mão (Wikipedia, 2020).
Coordenadora de Planejamento Financeiro | Gestão Matricial de Despesas | Especialista em FP&A | Experiência em Planejamento Orçamentário e Gestão de KPIs | Análises Financeiras e Otimização de Processos
4 aFantástico Amanda!!! Eu fui uma das felizardas que rolou match! Vou aproveitar e muito meu mentorado. Amei o app! Me inspirei com sua história!
Psicóloga// Especialista Comportamental/ Mentora de Carreira/ Assessment/ Consteladora Sistêmica/ Atração & Seleção/ Desenvolvimento Humano
4 aVocê é demais!!!! Parabéns
Executivo de Segurança da Informação e Governança TI | vCISO | Resiliência Empresarial, Gestão de Riscos Cibernéticos e Compliance | Estudante de IA
4 aSimplesmente fantástico! Show Amanda!
Finanças | Gestão de Produto | Planejamento Estratégico | Tecnologia
4 aParabéns Amanda!! Excelente ver a sua caminhada e o despertar de como podemos explorar mais a tecnologia ao nosso redor, mesmo não sendo especialistas na área!