Psicanálise traz mais qualidade de vida
Qualidade de vida é uma busca constante nos dias atuais e geralmente está associada a aspectos visíveis, como o corpo físico. Porém, a OMS (Organização Mundial de Saúde) alerta que para existir uma boa qualidade de vida, outros aspectos, como o psicológico, devem ser contemplados.
Relações sociais, ambiente (familiar, de trabalho, moradia), nível de independência, crenças, entre outros, também fazem parte de uma boa qualidade de vida.
Talvez a novidade para você é que tudo isso é considerado pela psicanálise, prática desenvolvida por Freud e que possibilita a pessoa se tornar autônoma e produtiva. Como? Por meio de uma atividade aparentemente simples: a fala.
Por que a psicanálise pode ajudar você nessa busca? Porque essa prática considera conteúdos inconscientes que podem estar influenciando a maneira como você age, se relaciona e se apresenta em sua vida, sem que você se dê conta.
E que, justamente por serem conteúdos inconscientes, podem estar provocando comportamentos, ou situações, que se repetem ao longo de sua vida, sem que você consiga perceber qual é sua parte naquilo do que se queixa.
Muitas vezes você pode estar se colocando num lugar de desconforto e sofrimento do qual não consegue se libertar e que o impede de realizar seus desejos, sem saber como sair disso.
De um modo bem simplista, podemos dizer que o analista vai ouvir suas queixas – sem julgar ou aconselhar – e apontar as contradições de sua fala para que você mesmo seja capaz de perceber qual é sua responsabilidade pela situação na qual se encontra, e que o incomoda.
A partir daí, e se você estiver disposto a se questionar e a investigar partes de você e do seu funcionamento psíquico que não lhe são claras, será possível compreender que certas verdades, crenças ou hábitos, nos quais você apoia sua vida, podem ser transformados.
Assim, você poderá conquistar maior autonomia sobre aquelas situações ou circunstâncias das quais antes você se queixava.
A nossa sociedade nos cobra bastante sobre o cuidar do corpo, esquecendo-se da antiga e famosa citação do filósofo romano Juvenal “Mens sana in corpore sano”, que na verdade fazia parte de uma oração aos deuses que dizia mais ou menos assim:
“Deve-se pedir que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais...”
Uma boa alimentação e atividade física possibilitam que você tenha um corpo são.
A psicanálise se encarrega da “mens sana”.