A Psicologia do Autodesenvolvimento
O autodesenvolvimento é um processo de crescimento pessoal e profissional que envolve a busca por novas habilidades, conhecimentos e experiências. É o ato de assumirmos a responsabilidade pelo nosso processo evolutivo. Com isso, buscarmos recursos e nos inserirmos em condições em prol de romper padrões e melhorar nos aspectos profissional e pessoal.
Estudos sobre o tema também existem há um tempo. A. Maslow e C. Rogers, por exemplo, precursores da psicologia humanista, analisaram o assunto com cuidado e chegaram à conclusão que existe, em todo ser humano saudável, um impulso ao autodesenvolvimento.
Autodesenvolvimento também está relacionado ao aperfeiçoamento da inteligência emocional, conceito difundido por Daniel Goleman, que defende, entre outros pontos, autoconhecimento e autocontrole como chaves para a satisfação.
Quem procura se autodesenvolver tem como resultado o crescimento emocional, mental, social, espiritual e físico, além do ganho de competências e habilidades para o trabalho. Pessoas autodesenvolvidas são abertas a novas experiências e não se incomodam em mudar seus conceitos e percepções sobre determinada temática.
O autodesenvolvimento é importante para sermos pessoas mais realizadas e desfrutarmos de mais sucesso na vida.
No âmbito pessoal, nossos ganhos são, entre outros:
melhoria no relacionamento com as pessoas;
aumento da automotivação;
mais compreensão das emoções e comportamentos dos outros e dos nossos;
aumento do autocontrole.
No âmbito profissional, algumas das vantagens são:
mais alinhamento com as necessidades do trabalho;
entrega de mais valor nas produções;
aumento das oportunidades de construir uma carreira promissora.