Python: A "Cobra" Versátil
Hoje, eu quero falar um pouco sobre Python, essa linguagem que eu decidi escolher para a minha vida.
E aos 'Pythonistas' de plantão, me perdoem pelo título. Eu sei de onde o tio Guido van Rossum tirou o nome, mas vou usar a cobra pelo prazer poético de me referenciar à logo da linguagem.
Muita gente escolhe o Python para começar a estudar programação, devido à facilidade de escrita de seus códigos, à permissividade da sua sintaxe (o que causa um ódio em muito programador Java por aí) e por conta da leveza e facilidade de rodar os seus scripts por aí.
Mas, para mim e para muitos outros, Python não foi a primeira linguagem de programação com a qual tivemos contato.
No meu caso, durante a faculdade, as duas primeiras linguagens que aprendi foram C++ e Java (além do Clássico Portugol, mas esse não conta!).
Nessa época, eu quase fui um desses que desistiu da faculdade por causa de quanto eu achava assustador e monstruoso os códigos em Java (que hoje eu tenho como segunda linguagem haha) e todos aqueles conceitos ligados à computação.
Por conta disso, eu acabei enveredando por ruas escuras e chegando até a programação para Web com PHP e Javascript (e seus trocentos frameworks). Na época, a ânsia por achar que podia aprender tudo ao mesmo tempo me abalou e me fez seguir outros rumos até o empreendedorismo em outra área (isso é assunto para outro texto).
Mas hoje, de volta ao mundo da programação, resolvi focar na criação de soluções back-end e na exploração de dados para solucionar problemas e entender comportamentos para ajudar negócios.
Por isso, tenho estudado muito Python, estatística e outros conceitos pertinentes a este mundo.
E se você está começando a programar e quer entrar nesse mundo através dessa linguagem, veja aqui o que você pode fazer utilizando o Python:
Aplicações no Desktop:
Você não precisa ser um mestre do teclado para desenvolver aplicativos para desktop! Python está aqui para te ajudar. Com suas bibliotecas poderosas e sintaxe clara como água cristalina, você pode criar todo tipo de programas legais para desktop.
Desde ferramentas super produtivas e softwares de gerenciamento até jogos divertidos e programas de design estilosos. Com frameworks como Tkinter e PyQt, você pode construir interfaces gráficas interativas e intuitivas que vão deixar todo mundo de queixo caído.
Games:
Se você é uma pessoa apaixonada por jogos, Python pode ser a chave para criar suas próprias aventuras virtuais!
Com a ajuda do framework Pygame, você pode desenvolver jogos incríveis, pois ele oferece recursos para lidar com gráficos, sons, colisões e interatividade, permitindo que você crie uma ampla variedade de jogos 2D.
Jogos como The Sims 4, Pac Man World Rally, Battlefield 2 e muitos outros por aí foram feitos usando Python, sabia?
Aplicações Mobile:
Nosso querido Python também curte essas coisas mobile! Com frameworks tipo Kivy e BeeWare, você pode criar apps que rodam em iOS e Android.
Seja desenvolvendo jogos viciantes que vão grudar na mão dos usuários ou criando aplicativos utilitários super inovadores, Python pode te ajudar a conquistar.
Recomendados pelo LinkedIn
É fácil de usar, tem uma comunidade muito ativa e um monte de recursos para te ajudar a criar apps mobile.
Aplicações Web:
Utilizando frameworks maneiríssimos como Django e Flask, você pode criar sites e aplicativos web usando Python.
Desde blogs pessoais cheios de estilo até aplicativos web super complexos para empresas, Python tem as ferramentas certas para o trabalho.
Aplicações em Data Science:
Python é uma das linguagens mais utilizadas pelos Cientistas de Dados.
Com bibliotecas como NumPy, Pandas e Matplotlib, você pode mergulhar fundo na análise, manipulação, visualização e modelagem de dados. Quer extrair informações valiosas de conjuntos de dados gigantes? Python vai te ajudar a desvendar esses mistérios.
Aplicações em Machine Learning:
Quer entrar no mundo do aprendizado de máquina? Com Python, você também pode! Com bibliotecas poderosíssimas como TensorFlow, PyTorch e scikit-learn, você pode construir e treinar modelos de machine learning para todo tipo de tarefa.
Quer reconhecimento de imagem? Processamento de linguagem natural? Sistemas de recomendação? Detecção de fraudes? Python tem todas as ferramentas necessárias para você entrar de cabeça e arrasar no mundo do machine learning.
5 Motivos para você aprender a programar com Python:
E se você quiser saber os principais motivos para aprender a programar em Python. Aqui estão eles:
Uma guerra sem fim!
Se você acompanha canais sobre tecnologia e programação, verá que tem uma guerrinha picurenta: De um lado, a galera defendendo que todos devem começar a aprender programação por linguagens 'fortes' como o Java, e do outro estão aqueles que preferem uma curva de aprendizado menor e defendem que todos deviam começar pelo Python.
Eu defendo que você comece sempre pela teoria base e depois escolha uma linguagem que lhe agrade e que você tenha mais facilidade de absorver e colocar em prática.
Em breve, eu também falarei sobre Java.
Então, por agora, é isso pessoal! Espero que você tenha gostado e, se ainda não conhece a linguagem, espero ter dado motivos para, caso queira, dar uma chance ao nosso Python.
Um grande abraço e até a próxima!
--
1 aMárcio Fontes mesmo sem ter muito conhecimento sobre programação achei muito interessante as informações que trouxe. Não sabia da maioria. Muito bom o artigo.