QDM, ODS e parcerias na conquista de “Honneur et reconnaisance aux Femmes et Hommes de Valeur”(*).
(*) "Honra e reconhecimento a mulheres e homens de valor"

QDM, ODS e parcerias na conquista de “Honneur et reconnaisance aux Femmes et Hommes de Valeur”(*).

Há pouco mais de 3 meses, recebi uma mensagem de Katia Teixeira: “notícia prá lá de boa! Seremos condecoradas em Paris”.

Sim, a história do “Quais de Mim você procura?”, coletânea carinhosamente conhecida por QDM, atravessou o Atlântico. Organizada por Kátia, possui oito livros lançados e dois em andamento. Nela, coautoras empreendedoras (hoje, aproximadamente 600) relatam suas histórias de superação e servem de exemplos para outras mulheres, principalmente aquelas que sofrem violência e estão vulneráveis, já que parte da tiragem é distribuída em abrigos e postos de saúde para que tenham aulas de português e noções de empreendedorismo a partir dessas páginas.

Adoro esse projeto: me faz ver que é sim possível MEIs, micro e pequenas empresas envolverem-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao darem-se as mãos, um programa dessa magnitude conquistou o mundo: mulher empodera mulher (ODS 5), mas também promove a inclusão social e permite diminuir a desigualdade social (ODS 10). Brevemente, inicio minha quarta participação e outra a sucederá. Sinto-me poderosa por saber que posso ajudar, continuamente, para um mundo melhor, mas, principalmente, por saber que se trata de um plano coletivo com múltiplas mãos, das quais algumas se tornam multiplicadoras da ideia, trazendo mais e mais pessoas em torno da causa.

Cada uma de nós tem uma história de superação. Sermos condecoradas ou lançar nossa coletânea em Paris nos traz orgulho e fomenta a autorrealização e o reconhecimento, mas nada disso seria possível sem a dedicação incansável de Kátia Teixeira, nossa abelha rainha, e sem a participação das outras muitas coautoras que, aí do Brasil, vibraram com nosso sucesso.

Envolta com documentação, trabalho, alunos, congresso, projetos de extensão, família e viagem, o tempo voou e, quando vi, já estávamos em Paris: 25 representantes do QDM (Denise Borges, Eunice porto, Gleice Cecilio, Francisca Leite Muraca, Roberta Freire, Vera Araújo, Eliane Santos Rosa, Mara Catarina, Solange Franco, Soraia Mendonça, Cristina Moraes, Bárbara (Babi) Oliveira, Elcy Silva Chammas, entre outras). Cheguei aqui na última Sexta-feira, apenas duas horas antes da cerimônia solene de outorgas das altas insígnias, oferecida pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture. Nos salões do Palácio George V, fomos recepcionadas pela presidente Diva Pavesi e, juntamente com mais homenageados do Brasil e de outros países, recebemos nossas medalhas e a condecoração de embaixadores. Kátia foi mais longe: tornou-se vice-presidente, título mais do que merecido.

No Sábado, estávamos na 30ª edição do Salão de Arte Contemporânea, no stand da Divine Académie, em pleno Carrossel do Louvre, para prestigiar o vernissage dos artistas plásticos, escultores, fotógrafos e designers homenageados. No dia seguinte, invertemos e foi a vez deles nos prestigiarem. Foi arrepiante e emocionante, estar na França, terra de meus ancestrais, ao lado de Diva, Kátia Teixeira e das outras 23 coautoras, assinando o lançamento de nosso livro. Eu, conhecedora de arte e da cultura francesa desde pequena, nunca pensei que um dia fosse recebida de braços abertos aqui. Sucesso total!!!

Trouxe à tona a temática Mulher, mas se ilude quem pensa que há conquista sem a presença de todos os gêneros: alguém acha que homem não é importante? Atrás dos bastidores, ele nos dá forças para equilibrarmos nossos mil papéis e alguns participaram, de forma magnífica, na posfácio de cada volume de nossa obra. A visão de mundo, diferente da nossa, contribui para o crescimento do negócio: quanto mais diversidade tiver a equipe (ou a parceria), maior será a chance de ela trazer ideias e soluções inovadoras, mais um sinal dos novos tempos. Assim, adapto o ditado popular “por trás de um grande homem, há uma grande mulher” para “por trás de uma grande pessoa, há grandes parceiros”. Parceiros homens e mulheres, de todos os gêneros, idades e cores, na família, na empresa ou na universidade. Essa união permite-nos alcançar altos patamares e, abranger outros ODS em nossa jornada.

Falando em parceiros, praticamente não existe mais profissão solo. Tanto como empresária e como professora universitária, só estou aqui presente porque tive muitos colegas e familiares que me cobriram e me ajudaram. A lista é extensa e agradeço desde os que me cobriram aí no Brasil aos que me acolheram na escala e em Paris, provenientes da Universidade Anhembi Morumbi e do Grupo Ânima , do SPWorking, da GTX100 - Performance Improvement Company.

Qual a lição tiramos daqui? O planeta Terra precisa da ajuda de todos – e você também. É nossa obrigação, sendo pessoa física ou jurídica, empresa pública ou privada, grande, média ou pequena empresa, ajudar na conquista de ODS. Vá atrás de parceiros!

#ficaadica: “Toda força será fraca, se não estiver unida” (Jean de La Fontaine, Paris, séc. XVII).

Ana Cristina Limongi-França

Palestrante, Professora, Consultora e Autora em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, Agenda do Clima e Sustentabilidade Local e Global.

8 m

Parabéns !!!

Paulo Barreto

Professor| Coach|Palestrante| Evangelizador| Comprador| Analista Organizacional | Gestor de Contratos/ Micro Empresario

2 a

Parabéns professora

Taise Cezario

Marketing/ Comunicação/ Designer

2 a

Parabéns Professora!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos