QI + QE + QP = líder de sucesso!
Que bela "sopa de letrinhas", não?!
Há tempos ouvimos falar das múltiplas inteligências, dos testes de personalidade e da importância de sabermos lidar com as pessoas, todavia, o verdadeiro exercício da liderança, passa pela junção de três importantes indicadores: o "QI", o "QE" e, talvez um que você não tenha ouvido falar ainda, o "QP".
Vou explorar melhor este assunto, contando a estória de Marcos (nome fictício), um líder de sucesso.
Marcos o "bom garoto" genial.
Engenheiro Civil, especializado em cálculo estrutural, começou sua carreira estagiando em uma grande construtora. Obstinado, dedicava-se à aprender tudo o que era possível, incluindo, compartilhar o dia-a-dia dos operários da obra.
Com o tempo, Marcos foi solidificando sua imagem de "bom garoto", seja com o nível operacional, média gestão e ainda, com a Diretoria de Operações.
Juntamente com a sua facilidade de comunicação, destacou-se por sua capacidade de realizar complexos cálculos estruturais e resolver questões técnicas, nas quais, seu espirito investigativo e capacidade de análise eram muito superiores.
Na verdade, Marcos ("o bom garoto"), começou a ser visto como alguém muito inteligente; alguém muito acima da média.
Vamos fazer aqui, uma pequena pausa na estória de Marcos.
QI + QE - uma somatória perfeita!
Em um passado bem recente, era comum avaliarmos um profissional pelo seu QI (Quociente de Inteligência), uma pontuação que mede o nível de inteligência de uma pessoa.
Até os anos 80, um ambiente no qual o diferencial era o "produto", a produção em massa e a capacidade de "engenheirar" algo, demandavam profissionais muito técnicos ("inteligentes"), que se destacavam por suas habilidades em resolver problemas lógicos.
Os anos 90 nos trouxeram um consumidor mais exigente, que passou a ser impactado não só pelo produto, mas pelo "serviço" também e, neste momento, o ser humano e sua habilidade de relacionamento passaram a contribuir para a construção de um diferencial competitivo.
Não sem razão, Daniel Goleman e sua Inteligência Emocional, viraram Best Sellers e passaram a dar o "tom" no ambiente organizacional.
Surgiu então o QE (Quociente Emocional), a habilidade da pessoa em lidar com as suas emoções e, consequentemente, com as emoções dos outros.
Voltemos a estória de Marcos.
Gerente de projetos - uma grande conquista.
Passados cinco anos do início como estagiária na empresa e, tendo assumido ao longo do tempo, responsabilidades compatíveis com sua experiência (assistente, líder, coordenador e supervisor), Marcos foi promovido a Gerente de projetos.
Conversando com ele, em uma das sessões de mentoria que fizemos durante os últimos dois anos, ouvi de Marcos a seguinte frase:
"O que me trouxe até aqui, de início, foi a minha facilidade em realizar cálculos complexos, algo que hoje, é o que menos faço, pois tenho uma equipe para isso".
Na sequência, após questioná-lo sobre sua habilidade em lidar com as pessoas, Marcos complementou:
"Sim, é verdade, reconheço que sempre tive facilidade com as pessoas, desde o pessoal "lá de baixo", até a diretoria".
Podemos perceber que, o que de início era apenas uma questão de QI, com o tempo foi brilhantemente complementada pelo QE, fazendo uma "dobradinha" campeã, ou como diz meu amigo Ricardo Dalbosco, uma combinação perfeita, como "Goiabada e Queijo".
Mas e o QP?
QP - Coeficiente de Positividade - um novo indicador.
Na minha avaliação, como mentor de Marcos, reconheço a importância de seu QI e seu QE, todavia, na minha opinião, mais importante do que estes dois quocientes, é a capacidade de olhar o futuro de forma positiva, de transformar desafios em oportunidades e, de aprender algo, mesmo nas situações mais adversas e negativas, ou seja, o QP deste jovem Gerente de Projetos.
Shirzard Chamine nos apresenta esse "novo conceito" e em sua obra, Inteligência Positiva, demonstra o quanto a positividade nos capacita a lidar melhor com os desafios e as adversidades.
E não é só ele, Dan Ariely, em seu Best Seller, Previsivelmente Irracional, fala da importância do otimismo (positividade), comparando o perfil de pessoas, em várias de suas pesquisas científicas/comportamentais.
Marcos construiu uma carreira de sucesso, e não pelo fato de estar ocupando uma função gerencial, mas por estar se realizando em sua área, estar conseguindo alcançar os objetivos desejados e, sentir-se reconhecido e valorizado.
O sucesso é uma medida muito pessoal, mas em dúvida, até nessa percepção, a positividade pode nos ajudar ou atrapalhar.
E então, como está o seu QP, quociente de positividade?
________________________________________________________________
Sou Victor Aguiar e meu propósito é colaborar no desenvolvimento das pessoas. Quer saber mais? Veja meu site, ou meu canal no YouTube, ou ainda, meu Instagram.
Conheça algumas outras postagens minhas sobre temas relacionados a este conteúdo:
Você sabe que tipo de idiota você é?
Realmente é possível reprogramar a mente?
Pensando em pedir demissão? É, você não está sozinho.
Quatro dicas para inovação na carreira, por quem já fez isso.
Você conhece os três fatores chaves no processo de liderança?
Você tem um projeto pessoal de carreira?
O Design de carreira e seu futuro profissional.
Quando foi a última vez que você fez algo porque realmente queria?
Passar por um processo de Mentoria realmente vale à pena?
Negociação e sucesso profissional, qual a relação?
Como a sua mente atrapalha a sua gestão financeira.
Os três princípios das Constelações Familiares que impactam na vida profissional.
Três dicas para lidar com a Glossofobia, o medo de falar e de se expor em público.
Você conhece os quatro tipos de temperamentos humanos?
6 passos do Design de Serviços, aplicados à mudança de carreira.
As três piores atitudes que você pode ter com seus filhos.
Os 5 últimos livros que impactaram a minha vida
3 maneiras de tratar a ansiedade
24 anos de empresa e ainda motivado? Isso é possível?
As seis principais fontes de medo e ansiedade dos líderes
5 possíveis causas da insatisfação profissional?
Você está desmotivado com sua profissão ou com sua ocupação?
Mentoring e hipnoterapia qual a relação?
Valores e propósito. Você conhece o que os seus?
Conselheiro Consultivo | Consultor & Mentor Empresarial | Diretor Comercial no ramo Imobiliário | Liderança | Maratonista 42Km | Especialista em Vendas, Riscos, Contratos | Produtor de Conteúdos | +179mil Seguidores
1 aExcelente, professor e amigo Victor Aguiar Grato pela partilha Faça uma quarta fantástica Abraços