Você tem sucesso?
Hoje pela manhã, fiz uma palestra em uma empresa sobre o tema e, aproveito o ensejo para refletir um pouco sobre essa questão.
Talvez, na correria do dia-a-dia você não pare para pensar sobre isso, mas tenho certeza que, ao ver uma postagem de alguém, ou em datas importantes (aniversário, virada do ano, fechamento de mês, dentre outras), você se pergunta se está no caminho certo. Não é verdade?
Mas afinal, o que é sucesso?
Digo que é uma dimensão muito pessoal. Pois, o que é significativo para um, não é para outro. Concorda?
Em minhas palestras sobre esse tema, uso a imagem que ilustra a capa deste artigo. Trata-se de minha primeira participação na tradicional Corrida de São Silvestre. Aquela que acontece na virada do ano, dia 31 de dezembro em São Paulo.
Todos que já percorreram os 15 quilômetros, finalizados na famosa "subida da Brigadeiro", sabem que é puxada!
Fui, finalizei a prova e, a comprovação é a medalha que exibo em minha mão, pois todos que completam a recebem.
Retornando para minha cidade, muitos, sabendo "do meu feito" me abordavam com inúmeras perguntas: "como foi a experiência"?, "é complicada mesmo"?, "deixou os quenianos para trás"? Mas, a pergunta que nunca faltava era:
Em qual posição você terminou a prova?
Minha resposta era: "fiquei em 9350, mais ou menos"! Imagino que o(a) amigo(a) leitor(a) esteja rindo neste momento, exatamente como todos reagiam ao saber de minha colocação.
Por mim tudo bem! Compreendo que para nós, sucesso é ser o primeiro colocado, talvez o segundo; terceiro...nem conta!
Mas, a corrida para mim foi um sucesso, pois meu objetivo era simplesmente concluí-la e, além disso, viver a experiência!
Por isso afirmo sem medo de errar:
Sucesso é uma dimensão muito pessoal!
Quais são as suas definições de sucesso?
Nos processos de Mentoria em Carreira, Liderança e Alta Performance que conduzo, procuro trabalhar claramente a questão acima, pois por vezes a queixa é: "estou insatisfeito", ou ainda, "não me sinto reconhecido" e, na prática, a pessoa tem dificuldade em deixar claro, o que seria necessário para sentir-se satisfeita ou, quais seriam os indicadores de reconhecimento importantes para ela.
Assim como a gestão de uma organização somente é possível na medida em que há um planejamento, uma definição clara de metas e objetivos, um acompanhamento por meio de indicadores de desempenho e, a adoção de medidas preventivas e/ou corretivas, nossa carreira e nosso sucesso passa por esses passos também.
A indefinição do que é sucesso causa aquela sensação ruim de que, nada esta bom e nunca dá certo. Ato contínuo, a pessoa muda de emprego, por exemplo, é pouco tempo depois está sofrendo da mesma insatisfação que antes a incomodava.
E isto vale também para relacionamentos, estudo, atividade física, dentre tantas coisas que alguns deixam para trás ou trocam, como se fosse uma peça de roupa.
Em minha experiência como Mentor, indico três pontos fundamentais, nos quais você deve investir a sua atenção. São eles:
Enfim, escrevo esse texto no dia 10 de abril, o primeiro trimestre de 2024 já acabou, mas ainda tem muito tempo pela frente para (1) definir claramente o que seria seu indicador de sucesso em 2024 e (2) criar um plano de ação para que esse sucesso realmente se materialize.
Não tenho dúvidas: você pode e merece!
Sou Victor Aguiar e meu propósito é colaborar no desenvolvimento das pessoas. Quer saber mais? Veja meu site, ou meu canal no YouTube, ou ainda, meu Instagram.
Recomendados pelo LinkedIn
Conheça algumas outras postagens minhas sobre temas relacionados a este conteúdo:
Conselheiro Consultivo | Consultor & Mentor Empresarial | Diretor Comercial no ramo Imobiliário | Liderança | Maratonista 42Km | Especialista em Vendas, Riscos, Contratos | Produtor de Conteúdos | +178mil Seguidores
8 mFicou em 9350 mas na frente de milhares que não tiraram a poupança do sofá. O "sucesso" é beeeeeeeeeem relativo mesmo. Pra cima professor! Grande abraço Victor Aguiar (PhD)