Conheça a aliança global que foca acreditação - artigo da revista Nead / Home Care
Um terço dos programas de acreditação de qualidade e segurança do mundo foram certificados ou receberam consultoria da Accreditation Canada.
Acreditação não é um modismo e ou uma ferramenta de marketing, é um movimento mundial, um processo interativo participativo e negociado, o qual envolve todos os interessados das instituições de saúde acreditadas. É um processo de melhoria contínua, com foco na qualidade da assistência e sustentabilidade do sistema de saúde. Constitui o mais antigo processo de avaliação externa de terceira parte, que agrega valor as instituições de saúde e aos pacientes, culminando com um certificado de mérito às instituições avaliadas e consequentemente certificadas. Acreditação é uma certificação de qualidade que emite um juízo de valor transparente, seguro e ético.
O Canadá sempre esteve muito focado na qualidade da saúde e em 1.923 surgiu o primeiro grupo de profissionais médicos, que juntos e preocupados com a segurança desenharam o primeiro manual de padronização hospitalar mundial. Ainda preocupado com a profissionalização da qualidade em saúde e do cuidado, em 1.953 foi criada a primeira Organização Mundial com foco na qualidade assistencial, a CCHCA - Canadian Commission Hospital Accreditation, posteriormente denominada Accreditation Canada, que em 1.958 inicia seu processo de acreditar instituições de saúde no Canadá. Nos anos 2.000 a CCHA se se reestrutura na Accreditation Canada para trabalhar nacionalmente e internacionalmente os padrões de qualidade e segurança canadenses, e em 2.006 iniciamos uma parceria com Accreditation Canada no Brasil iniciando nosso processo com 4 hospitais, que fizeram parte de projeto piloto de acreditação internacional, o qual resultou em uma joint venture entre a Accreditation Canada e o IQG. Em 2.013 o Canadá começou a atuar em outros países desenvolvendo o processo de acreditação nos mesmos e não somente aplicando consultorias o que era tradicional.
Em 2.017 a Accreditation Canada se somou a outros países europeus e do meio oriente e o IQG representando o Brasil, e lançam a primeira e única aliança global com o intuito de desenhar um modelo de acreditação que possa ser efetivado em todos os países do mundo, o qual é definido através de sua ferramenta de acreditação o QMentum International™, este é um conjunto de padrões construídos por especialistas internacionais, que tem hoje 1.459 instituições acreditadas no mundo, sendo 151 no Brasil. A parceria IQG/HSO abre caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais/globais de excelência e inovação, com oportunidades únicas de troca de melhores práticas. Atualmente no escopo Home Care, temos 79 instituições acreditadas mundialmente (a grande maioria no Canadá) e no Brasil a única organização acreditada no momento é a Home Doctor com as suas 14 unidades de atendimento, existem outras em processo de preparação.
A única ferramenta utilizada para acreditação da nossa aliança global identificada como HSO - Health Standards Organization é o QMentum International™, que está presente hoje em mais de 60 países. A base estrutural global do QMentum International™ é melhorar a qualidade e segurança do cuidado, entender as necessidades da população atendida, diminuir custos dos processos assistenciais, valorizar a experiência dos profissionais e equipe multiprofissional na prestação de cuidados e envolver a alta administração transformando a governança em um processo de liderança transparente e ético.
Portanto o HSO – Health Standards Organization é hoje a maior e mais inovadora aliança global para o desenvolvimento e implementação de padrões de excelência com foco no paciente. O QMentum International™ IQG utiliza seus padrões de excelência, como meio de assegurar a liderança dos serviços acreditados; como um instrumento estratégico para suportar a excelência; como um instrumento de alinhamento das diferentes regulamentações; como promotores da convergência tecnológica e como fornecedores de procedimentos e ferramentas eficientes
Os processos de acreditação vêm com a obrigatoriedade de mudar o cenário da saúde e de sustentabilidade do sistema. Transformar esse modelo atual produtor de procedimentos em um modelo assistencial centrado no paciente. Transformar o modelo assistencial centrado na doença, em um modelo com visão epidemiológica e de governança. Diminuir o excessivo uso de recursos tecnológicos com custos elevados para um processo de rentabilidade e sustentabilidade institucional. Transformar esse modelo atual que tem como objetivo a cura e tratamento em um modelo baseado em principalmente prevenção. Este modelo de acreditação traz a lógica de rede e é desenhado para responder as necessidades com um contexto de colaboração.
A metodologia QMentum International™ se diferencia pelo uso de ferramentas específicas de trabalho que permitem a avaliação e reestruturação também dos processos transversais à assistência. O QMentum International™ é um movimento disruptivo que traz um pensamento sistêmico com o cuidado centrado no paciente a partir de um Perfil Epidemiológico Institucional, que trabalha gestão por times de alta performance, mudança do comportamento, redesenho de processo de trabalho. Tem como finalidade a transparência, a capacitação dos colaboradores, a medição do desempenho e o cuidado seguro e efetivo, entendendo a acreditação como ferramenta e não como meta.
Utilizando padrões como meio de assegurar a liderança dos serviços acreditados, ser instrumento estratégico para suportar a excelência, promotores de convergência tecnológica e como fornecedores de ferramentas eficientes. A metodologia QMentum International™ se diferencia pelo uso de ferramentas específicas de trabalho que permitem a avaliação e reestruturação também dos processos transversais à assistência.
O objetivo da HSO/Qmentum é diversificar os métodos de avaliação para entregar mais valor aos clientes e pacientes/ pessoas e estimular a organização em seus esforços de melhoria da qualidade. Otimizar a utilização de recursos humanos, financeiros e tecnológicos, introduzir gestão da qualidade como ferramenta permanente de aprimoramento, focar o desempenho da organização utilizando uma abordagem centrada no processo de segurança do paciente e buscar maior eficiência e efetividade no atendimento.
São princípios da metodologia internacional: governança clínica, gestão por times de trabalho, protocolos clínicos baseados em evidências científicas, linhas de cuidados, indicadores de segurança do paciente, tudo isso aplicados as dimensões da qualidade e as “ROPs” um conjunto de práticas que proporciona ligação direta entre os conhecimentos da organização, a estratégia, a qualidade e a segurança do cuidado.
A metodologia identifica 8 dimensões da qualidade:
1. Foco Epidemiológico – planejamento do cuidado alinhado ao perfil da população atendida;
2. Acessibilidade – gestão do acesso;
3. Segurança do paciente;
4. Segurança Ocupacional – qualidade de vida dos colaboradores;
5. Cuidado centrado no paciente – colocar pacientes, cuidadores e familiares no centro do cuidado;
6. Continuidade do cuidado;
7. Efetividade – Impacto na população atendida;
8. Eficiência – Fazendo melhor utilização dos recursos.
Portanto, o QMentum International™ traz um novo modelo assistencial com base no cuidado centrado no paciente, na governança e na eficiência, utilizando recursos e qualidade, reduzindo o retrabalho, padronizando sem burocracia, redesenhando e simplificando os processos de trabalho, eliminando subjetividade com protocolos clínicos, evitando eventos e reduzindo custos.
Recomendados pelo LinkedIn
O QMentum International™ entende o Hospital baseado em valor, o qual defini suas próprias linhas de cuidado prioritárias e foca na competição baseada em resultados assistenciais, o que resulta sempre em um ciclo virtuoso na relação de desfechos clínicos e custos.
Repensar o modelo de gestão nos serviços de saúde torna a qualidade dos cuidados, a segurança do paciente e o combate ao desperdício uma responsabilidade partilhada por todos os profissionais de saúde e gestores. Não existe acreditação sem o envolvimento de todos no processo.
Um dos diferenciais dessa metodologia é a utilização sistemática de times de alta performance, as Instituições do século 21 estarão sempre em busca de novas maneiras, para aperfeiçoar seus métodos operacionais e se posicionarem com maior competitividade no mercado.
Não podemos deixar de enfatizar o diferencial do QMentum International™ as “ROPs”, que como já enfatizamos são um conjunto de práticas que proporcionam ligação direta entre os conhecimentos da organização, a estratégia, a qualidade e a segurança do cuidado.
Entendemos como os principais ROPs:
Programas internacionais focados na excelência como o QMentum International™ trabalham times de processos estratégicos na solução de problemas sistêmicos, indicadores estratégicos, a metodologia tracer baseada na articulação da equipe e no cuidado centrado do paciente, valorização do corpo clínico na construção do modelo assistencial, busca resultados assistenciais por linhas de cuidado, validam modelo da organização de acordo com os resultados alcançados e recomendam um fluxo de tratamento de dilemas éticos junto à estrutura de compliance.
O QMentum International™ foi desenhado em três níveis Gold, Platinum e Diamond. O nível Gold está estruturado em elementos básicos de segurança e qualidade, o Platinum se estrutura a partir de cuidado centrado no paciente somado ao uso de boas práticas e o Diamond (utilizado no Brasil, Canadá e países Europeus) tem como base o uso das informações para tomada de decisão, identificação de oportunidades de melhoria e domínio do conhecimento organizacional, além dos elementos do nível gold e platinum.
As instituições para se inserirem nesse programa internacional devem ser elegíveis ao mesmo. Este programa focado na excelência utiliza um método inovador de co-criação. A partir da elegibilidade ao programa a Instituição passa inicialmente por um Diagnóstico Organizacional, após o diagnóstico há um processo de construção com elementos de educação e co-criação. Estes depois de estruturados fazem com que a Instituição realize o seu próprio auto diagnóstico, a partir deste em parceria com o grupo de co-criação do IQG, se desenha um plano de ação para preparação da instituição para a acreditação. A acreditação que acontece em média após 12 a 18 meses de entrada da instituição no processo, é sempre realizada por avaliadores brasileiros internacionais junto com avaliadores canadenses ou europeus. Após a instituição ser acreditada, a mesma é inserida em um processo de manutenção de 3 anos que compreende a validade do certificado.
Os principais benefícios da Acreditação QMentum International™ são:
Uso da Governança Clínica como princípio norteador;
Visão voltada para o cuidado centrado no paciente;
Integração de normas e melhores práticas aprovadas e adotadas internacionalmente;
Acompanhamento dos indicadores de desempenho e resultado através de uma plataforma customizada;
Orientação exclusiva de especialistas internacionais para a implementação da metodologia;
Aprimoramento contínuo de padrões de excelência e de melhores práticas;
Benchmarking global com diversos países de ações inovadoras.
E o propósito da acreditação QMentum International™ IQG é a partir da liderança com base no planejamento estratégico e princípios da instituição, trabalhar a mudança cultural, a mudança comportamental suas competências, o sistema, o redesenho dos processos e melhorias contínuas, para a criação de uma cadeia de valor baseada em efetividade e eficiência, com a finalidade única da sustentabilidade da instituição de saúde e do sistema de saúde.
Especialista em Desenvolvimento de Produtos e Inovação | Estratégia de Negócios e Crescimento | CSPO® | Canastra R2'24
6 mRubens, obrigado por compartilhar!!!
Sócio na Lmayer Assessoria e Consultoria Contábil
9 m👏👏👏