"QUADRALIZAÇÃO" FACIAL
O envelhecimento é um processo multifatorial que acarreta mudanças no contorno da face, onde o formato de triângulo invertido, com o terço médio bem definido, transforma-se em um quadrado, processo comumente chamado de “Quadralização” Facial.
As mudanças decorrem a partir das alterações dos quatro pilares que compõem a face, como a flacidez da pele, exacerbadas pela degradação das fibras elásticas que reduzem a firmeza do tecido, gerando as famosas rugas e as linhas de expressão; a ação muscular que atua na expulsão da gordura subjacente para plano mais superficial; alterações nos coxins adiposos que migram para ás áreas inferiores (ponto que constitui as mais visíveis alterações na face); e o remodelamento ósseo, acarretando no encurtamento do terço médio, a partir da reabsorção dos ossos zigomáticos em conjunto com a diminuição dos ângulos inferiores.
As estruturas da face são um reflexo de todo um processo que envolve não somente os hábitos saudáveis, mas como também, os tratamentos estéticos que atuam na preservação do tecido e dos componentes adjacentes.
Dessa maneira, a “quadralização” da face promove cada vez mais a busca e a elaboração de tratamentos estéticos que atuam na manutenção ou recuperação do formato triangular característico do semblante jovial.
João Cafalchio - Cirurgião Dentista - SP - Brasil
Siga-me nas redes sociais: LinkdIn | Instagram
Referências:
- COIMBRA, Daniel Dal’Asta; URIBE, Natalia Caballero; OLIVEIRA, Betina Stefanello de. “Quadralização facial” no processo do envelhecimento. Surgical & Cosmetic Dermatology, Rio de Janeiro, vol. 6, num. 1, p. 65-71, 2014.
- PEREIRA, João Mário Cafalchio; ATRA, Matheus Assad Tonini El. Harmonização Orofacial: Ácido Hialurônico e possíveis complicações. Universidade de Taubaté, Taubaté, 2020.
Estudando para CEA | CPA20 | Executivo Comercial | Bacharel em Marketing | Psicologia | Mercado Financeiro | Expert Vendas
4 aamei