Quais crenças profissionais você tem sobre si mesmo?
Crenças são as ideias que você viu, ouviu, ou concluiu pelos mais diversos motivos, e que acabaram se tornando uma verdade absoluta na sua vida. Desde nossos primeiros anos, somos influenciados positiva e negativamente pelas pessoas à nossa volta, como também pelas situações que experienciamos em nosso dia a dia.
Geralmente, essas crenças surgem quando pessoas que confiamos muito nos fazem acreditar em algo ou nos contam algo sobre nós. A Crença nos conecta com essas pessoas que nos ensinaram, e acabamos achando que se formos diferentes daquilo, não seremos amados.
Depois que uma crença é criada, começam a surgir evidências de que aquilo é realmente verdade. Por exemplo, eu sempre tive a crença que eu não conseguia falar em público, possivelmente lá no passado pode ter acontecido de eu esquecer uma fala em alguma apresentação ou algo do tipo, e isso só confirmou a crença que eu já tinha ,e acabou deixando-a mais forte.
Deste modo, vamos formando nossos modelos mentais e percepções do mundo, que, entretanto, nem sempre correspondem à realidade. Além disso, as crenças são como ímãs, você acredita em algo e isso logo se torna real (mesmo que não seja) porque nossa mente manda na parada toda.
Mas isso só acontece porque você está conectado a essa verdade e, de forma automática, a vida te trará situações que sejam compatíveis com esse pensamento, com essa crença. Assim nascem as crenças limitantes, que são pensamentos, interpretações que você toma como verdadeiros, mas que no fundo são falsas ou pelo menos não são verdades absolutas. Essas crenças impedem a sua vida de se tornar melhor.
Ou seja, quanto mais somos submetidos a experiências ruins, mais acumulamos uma imagem mental negativa sobre nós mesmos e as demais pessoas. Na infância, por exemplo, se um pai diz a seu filho que ele é fraco e incapaz, ou o compara com um irmão mais forte, muito provavelmente esta atitude irá sabotar sua autoestima e o deixará mais inseguro em suas ações.
Este patrocínio negativo, especialmente ao longo da infância, é determinante para a formação da criança e da visão que ela tem de si mesma, uma vez que neste período, os pais são suas principais referências e suas palavras e ações têm um peso muito grande.
A grande questão das crenças limitantes é que elas acabam sendo geradas de uma forma inconsciente. Ao longo da nossa caminhada, não questionamos o que acreditávamos ou o que nos era imposto e, por conta desse comportamento, não vemos o impacto negativo dessas situações.
Existem crenças limitantes nos mais diversos setores de nossas vidas, independente da faixa de idade. Podemos ver esses obstáculos na área da saúde, nos relacionamentos, no âmbito pessoal e profissional. São questões que precisamos entender, trabalhar e combater para seguirmos em crescimento.
A mente consciente é a mais criativa e a que gera “pensamentos positivos”. Já a mente subconsciente é um depósito de reações e respostas a estímulos derivados dos instintos e das experiências vividas. Mantém, infelizmente, sempre o mesmo padrão habitual, emitindo as mesmas respostas comportamentais ao longo de toda vida.
E é até por isso que é tão difícil abandonar alguns hábitos.💡
Quando se trata de habilidades de processamento neurológico, a mente subconsciente é milhões de vezes mais forte que a mente consciente. Se os desejos da mente consciente entram em conflito com os programas subconscientes, qual lado você acredita que vencerá?
Você pode repetir centenas de vezes afirmações positivas do tipo “as pessoas me amam” ou “irei me curar do câncer”. Se aprendeu desde criança que não pode ser amado ou que tem saúde frágil, essas mensagens programadas em sua mente subconsciente vão fazer cair por terra todos os seus esforços para modificar sua vida.
Recomendados pelo LinkedIn
Vamos agindo no dia-a-dia no modo automático e as crenças vão moldando nossos comportamentos e ações.
De acordo com Bruce H Lipton, pesquisador da Universidade de Stanford:
“Crenças consomem mais energia do que maratonas”
Pensamentos, que são a energia da mente, influenciam diretamente a maneira como o cérebro físico controla a fisiologia do corpo. A “energia” dos pensamentos pode ativar ou inibir as proteínas de funcionamento das células.
Por esse motivo, temos que observar o quanto estamos despendendo a energia do nosso cérebro. É preciso identificar as consequências da energia que se investe em pensamentos da mesma maneira que se observa a energia gasta pelo corpo.
E como mudar essa programação?
A meditação ajuda muito na reprogramação das crenças, pois a medida que você fica “mais presente”, você consegue identificar os momentos em que uma crença começa a agir, e assim, barrar a sua atuação.
Quando eu fiz minha transição de carreira e vi que gravar vídeos era algo que eu precisava fazer, comecei a mudar meu mindset e treinar o máximo que podia. No começo eu suava frio para gravar vídeos, hoje já se tornou algo natural. Posso não ser A melhor nisso, mas conseguir superar minha crença.
Agora me conta, depois de toda essa explicação, você conseguiu resgatar se há alguma crença te atrapalhando em sua vida profissional? Já tentou alguma coisa pra mudar essa crença?
Metallurgical Engineer
8 mParabéns pelo texto. Leitura obrigatória!
Top Voice | Desenvolva a sua Marca Pessoal com o Programa "Carreira Brilhante". Ganhe confiança e clareza para ser um líder admirado! | Mentoria | Palestras | Treinamentos | Talent as a Service | OpenTal
8 mJá aprendi a trabalhar com elas (todos temos), deste jeitinho mesmo que você colocou. E quando dá aperto no coração, começo novamente e pergunto para pessoas de confiança. Este artigo está excelente, Ariella Barros! Obrigada!
Psicanalista | Empresário.
8 mExcelente artigo, grato Ariella.
Conselheiro Consultivo | Consultor & Mentor Empresarial | Diretor Comercial no ramo Imobiliário | Liderança | Maratonista 42Km | Especialista em Vendas, Riscos, Contratos | Produtor de Conteúdos | +179mil Seguidores
8 mObrigado pelo artigo prezada Ariella Barros Faça uma sexta-feira incrivel Abraços
LinkedIn Top Voice | Mentora e treinadora de Líderes | Gestão Estratégica | Palestrante | Desenvolvimento Pessoal | Treinamento Corporativo | Conselheira de Administração
8 mÓtimo artigo! Saber quais são suas crenças e suas origens é essencial para quebrá-las e ajustar autoimagem e nosso comportamento.