O que a Raiva pode nos ensinar?
Quem nunca sentiu raiva nessa vida, por favor, pare de ler o texto agora!
A frase inicial é uma brincadeira para criar uma reflexão sobre essa emoção que queremos evitar. Mas ela nos pega e não tem jeito. Diante de tanto stress, situações que não concordamos, mi mi mis, etc, a raiva, pode ser uma das formas de expressarmos o nosso descontentamento.
O coração vai bater descontroladamente, o rosto muda de cor e o vermelho é a melhor companhia, gritamos e temos vontade de pular no pescoço do outro. E pode até piorar se alguém diz: Conte até dez!
É na infância que aprendemos que a raiva é algo negativo e que isso é característica de pessoas agressivas e mal-educadas. A partir disso, passamos a acreditar que ao escancarar isso ninguém vai gostar da gente e seremos rejeitados.
Reprimimos a raiva, e o que acontece? Ela vai se tornar muito mais viva dentro da gente. Como consequência, nossa saúde, nosso corpo é que paga o pato. Cortisol e adrenalina demais não fará bem de jeito nenhum. Como somos condicionados a não manifestar a raiva, alguns distúrbios como a ansiedade, depressão, compulsão alimentar, insônia, etc, vão começar a afetar a nossa vida. E é aí que mora o problema.
A raiva tem a função de criar um movimento para alterarmos algo que não está de acordo com o que acreditamos, é uma defesa. Ela nos dá energia para mudar. E a raiva pode ser construtiva e ser usada como uma motivação para você. Motivação para agir e transformar em algo positivo em sua vida.
Quando aceitamos a raiva como um sentimento natural, diferente do que aprendemos lá atrás, passamos a ter consciência de que não precisamos ficar descontrolados para expressá-la, nem se machucar por dentro ou outras pessoas. A autoconsciência nos ajuda a encontrar as respostas. Somos seres humanos e por sermos tão únicos, a forma de agir é diferente em situações tão semelhantes.
Aceitar que ela existe e faz parte da gente, acalmar essa emoção e expressá-la de forma consciente fará você agir de outra forma. Antes disso, claro, você precisa descobrir quais gatilhos provocam a raiva em você. Em que situações você sente raiva e perde o controle? E aí sim, você pode começar a descobrir novas respostas a essas situações. Contar até dez, respirar fundo ou qualquer outra forma que você encontrar será útil para tomar as rédeas dessa emoção.
Antes de ficar pronto para atacar, faça uma única reflexão: quem ganha ou perde com essa emoção e existe outra forma para resolver isso?
Monetization | PPP Private Placement Program | SBLC BG Lloyds Bank London | MTN | Finance | Assets | Business | 🔵
7 aRAIVA - "Raiva é um sentimento em forma de emoção momentânea. Quando a raiva fica, quem sofre ou fica doente é a pessoa." (NLFigueiredo O Pensador Estrutural, autor de <1001 Frases Temáticas>, recordista no Guinness World Records).