QUAIS SÃO AS 8 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE RH PARA 2018?

QUAIS SÃO AS 8 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE RH PARA 2018?

1. FLEXIBILIDADE NO HORÁRIO E LOCAL DE TRABALHO

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que o brasileiro quer mais liberdade para negociar a flexibilidade no trabalho. Mais de 80% dos entrevistados revelaram que gostariam de poder trabalhar em casa. A jornada com horários mais maleáveis revela, ainda, outra necessidade: a de poder negociar isso com a empresa.

A fuga da rotina tradicional de uma organização colabora com a qualidade de vida do profissional, que passa a ter mais tempo para organizar o próprio dia e resolver problemas que estejam fora da esfera do trabalho. Trata-se de uma ação que ajuda a melhorar a motivação do colaborador, pois, ele passa a se sentir mais valorizado. 

 2. MELHORIAS NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Esse processo envolve a adoção de estratégias que possibilitam captar, desde o início, os melhores candidatos para as vagas que estão em aberto na empresa onde trabalha — sem deixar de considerar habilidades, competências, perfis e compatibilidade com os valores da organização. Como todas as etapas são inter-relacionadas, devemos enxergar o todo.

Sendo assim, a equipe de RH precisa identificar o perfil do candidato ideal para cada uma das vagas. É imprescindível ter o apoio dos gestores das áreas envolvidas. Mapeie dos conhecimentos demandados até os traços de personalidade que são desejados. Elabore uma boa descrição para as vagas e anuncie nos lugares certos.

Evite generalizações e seja bem específico quanto ao que é exigido. Planeje as demais etapas de recrutamento e seleção, determinando quem serão os profissionais responsáveis por cada uma delas. Coloque isso em um cronograma e envolva também os líderes das outras áreas. Use um sistema ou outra ferramenta tecnológica para organizar as informações e processos.

Primeiramente seja transparente com os candidatos. Não deixe de informá-los sobre todos os detalhes da empresa nem repasse informações erradas, incertas ou incompletas. Os candidatos precisam refletir sobre ter ou não o perfil ideal para a vaga, pois, quando a resposta é positiva, eles iniciam mais motivados as suas atividades. 

 3. TRANSPARÊNCIA NAS RELAÇÕES ENTRE EMPRESA E TRABALHADOR

Outra das tendências de RH para 2018 é o fortalecimento da transparência nas relações entre as empresas e os seus colaboradores. Isso é possível por meio do comprometimento organizacional, uma ligação motivacional que faz os profissionais terem o desejo de fazer parte da empresa, bem como do seu crescimento e objetivos. 

4. GAMIFICAÇÃO PARA GERAR MAIS ENGAJAMENTO

Gamificação é o uso dos conceitos oriundos do mundo dos jogos, mas no caso do RH serve para engajar pessoas na busca de um objetivo. Trata-se de uma prática que incentiva o uso de recompensas, feedbacks constantes, colaboração entre equipes e conquista de status para motivar os profissionais.

Estabelecem-se, portanto, rankings, pontos e até medalhas em jogos para transformar processos tidos como simples e corriqueiros em interessantes e divertidos. Nas empresas, a gamificação é costumeiramente vista e aplicada em equipes de vendas. Entretanto existem diversas possibilidades para que seja possível criar um ambiente propício à motivação. 

5. AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS DA GESTÃO DE RH

A tecnologia também deve ser usada na automação dos processos executados pela gestão de RH. Muitas empresas já automatizam os seus processos em diversos setores, mas se esquecem da área de Recursos Humanos — uma das mais estratégicas da companhia.

Processos automatizados criam o alinhamento necessário entre todos, oferecendo eficácia e agilidade na execução das atividades. Isso ocorre com base em ferramentas que gerenciam e monitoram os processos, permitindo visibilidade em relação ao futuro por meio de dados que, analisados, se transformam em tendências.

Na gestão de RH, a automatização de processos favorece pontos como o alinhamento com as leis trabalhistas e a necessidade de registrar e interpretar dados. Dá para facilitar até mesmo o processo de contratação de novos trabalhadores, pois um e-mail pode ser disparado automaticamente assim que cada etapa é finalizada. 

6. BEM-ESTAR DENTRO E FORA DO ESCRITÓRIO

O bem-estar incentiva os colaboradores da sua empresa. Investir em ações que o promovam resulta em melhor produtividade e satisfação com o trabalho. As políticas que visam o bem-estar não são exclusividade das grandes corporações e de startups. Empresas de pequeno e médio porte, pela menor quantidade de pessoal, tornam ainda mais fácil e prático o processo de implantação dessas ações. 

7. BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ATRAIR E RETER TALENTOSO Investimento em um bom pacote de benefícios também figura entre as principais tendências de RH para 2018, pois a competitividade do mercado vem exigindo das empresas uma postura cada vez mais preocupada com seu capital humano. Por outro lado, elas precisam atender às próprias necessidades por meio de equipes bem capacitadas. 

8. PLANEJAMENTO DE CARREIRA EM W

As empresas costumam seguir dois modelos hierárquicos: o vertical ou o horizontal. Neles é baixa a frequência com a qual ocorre com sucesso o descobrimento de talentos, a criação de novos cargos e a ascensão promocional. Eles tendem a frustrar os colaboradores, fazendo com que aqueles que têm mais conhecimento e talento busquem nas concorrentes a vaga mais adequada aos seus perfis profissionais.

Geralmente falta um plano de carreira que, ao mesmo tempo, possibilite o crescimento profissional e o desenvolvimento de competências e habilidades. Sendo assim, o planejamento da carreira em W desponta como uma das principais tendências de RH para 2018. 

COMO APLICÁ-LAS NA MINHA EMPRESA?

O RH é o grande protagonista do processo de mudanças em uma empresa. As tendências que listamos no tópico anterior devem ser encaradas pelas organizações como parte dos desafios que surgem e as obrigam a se reinventar para garantir seu espaço no mercado. Isso é refletido no desempenho dos profissionais.

As principais tendências de RH para 2018 apresentadas neste artigo podem nortear a transformação do seu departamento e torná-lo cada vez mais estratégico. Tenha em mente que, no contexto atual das organizações, essa mudança de postura é necessária para que a empresa garanta o seu espaço no mercado e, ao mesmo tempo, consiga crescer. 

Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail outros conteúdos para que você acompanhe as novidades!!!!

www.modhu.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos