Qual é a maturidade da sua empresa em analytics?
O analytics tem um papel determinante na hora de proporcionar vantagens competitivas para as empresas. No entanto, para que esta tecnologia seja eficaz, é preciso ter uma estratégia bem traçada, totalmente alinhada ao negócio. O simples fato de utilizar uma ferramenta de analytics não necessariamente significa que a companhia esteja madura no emprego desta tecnologia e que tenha alcançado retorno dos investimentos com seus projetos.
Pensando nesta importância, gostaria de compartilhar o que chamamos de curva de maturidade do Analytics, que ajuda a alinhar, priorizar e determinar em qual ponto um determinado projeto se encontra nessa jornada em comparação com as metas estratégicas de sua organização. Muitas vezes pensamos que um projeto bem sucedido é aquele que envolve o uso de vários usuários, quando na realidade é o que ele está gerando de incremento nas vendas ou redução de custo. Este tipo de projeto exige maiores níveis de maturidade por parte dos usuários.
Em suma, as aplicações de BI e de analytics devem ser pensadas de acordo com as necessidades e estratégia da empresa. O primeiro passo para começar a pensar na maturidade em relação à adoção do BI é conhecer os riscos e prioridades das iniciativas, necessárias para atingir a estratégia organizacional. A maturidade acontece quando uma organização cresce com o analytics e tira proveito das informações estratégicas para tomar decisões inteligentes, o que só se consegue sendo preditivo e com governança.
E, você tem alguma dúvida em relação à fase de maturidade em que sua empresa encontra-se atualmente? Comente aqui.