Qual é o preço?
Diante de tantas matérias que estudamos ao longo dos anos escolares, mesmo que embora sejamos preparados de diferentes formas e áreas de conhecimento, além do idioma materno, matemática e ciências, levamos basicamente uma vida inteira para aprender sobre o preço das coisas, mas por quê?
Já sei, há critérios diferenciados para avaliar ou o valor da marca que os possui ou o tempo de vida ou a dificuldade de encontrar aquele produto ou a complexidade de sua produção ou porque alguém insiste que o preço é aquele mesmo.
Certo, eu até quase fiquei convencido, mas...
... por que costuma ser tão difícil aplicarmos um preço ao serviço ou produto que temos para oferecer, bem como entender os preços aplicados ao que compramos ou contratamos?
É basicamente uma valsa não acha? Por sinal, já dançou uma valsa? Então, embora seja estranho explicá-la através de apenas texto, eu vou tentar:
Primeiramente, respire fundo, tome coragem e se aproxime da dama com quem irá dançar e de forma cortez a convide. Se ela aceitar, carinhosamente abrace com uma de suas mãos nas costas dela na altura da cintura, enquanto a outra mão é levemente pousada sobre a palma da mão da dama. A dama por sua vez, também pousará a outra mão no meio das suas costas, próximo ao ombro.
Sinta a música em seu coração, olhe nos olhos desta dama e a conduza ao primeiro passo, para que juntos reconheçam no ritmo da música o momento certo do segundo, terceiro passo e assim sucessivamente.
Depois deste compasso, dance, suspire e voe pela sonoridade da música, permitindo o ritmo embalar seus passos juntos ao dela, rode com ela, a afaste e a aproxime e siga dançando. Ainda será melhor se seus olhos estiverem sintonizados aos dela, afinal, você não precisa olhar para seus pés, enquanto voa pelo salão.
Não a apresse, saiba que neste momento, vocês se tornam um só, sob o comando da música. O ritmo embora pareça ser o mesmo, ele possui nuances, escalas, tempos e acordes onde se pode criar movimentos diferentes, dentro da harmonia do som da melodia. E geralmente, não se deseja que chegue tão cedo, o fim da melodia.
Pensando bem, não, não, realmente não tem nada haver com uma valsa!
Alguém arriscaria ditar um preço para a valsa acima?
Eu também não, pois não consigo mensurar um preço para aplicar a uma experiência tão incrível como pode ser uma valsa, tal qual o exemplo acima descrito.
Talvez seja exatamente isso que nos faz estudar, pesquisar, discriminar passo a passo do que fazemos para entender o preço a ser aplicado. E olha, não vou entrar no conceito e comparação de Preço x Valor, pois seria outro texto e outra história.
Tempo
Da mesma forma que temos momentos que não conseguimos aplicar um preço, por serem tão importantes, ricos e inesquecíveis, temos também esta troca em outros momentos, onde estamos literalmente vendendo TEMPO junto a um trabalho efetuado. Quanto melhor pudermos aproveitar o TEMPO para executar algo, um preço melhor aplicado também será efetuado.
Recomendados pelo LinkedIn
Mas o TEMPO também pode ser flexível, pois em trabalhos, como exemplo da área de tecnologia, de desenvolvimento de software, levam-se dias, meses e até anos para a conclusão do mesmo. Embora que mesmo após a sua conclusão, ainda temos o aprendizado com a experiência do dia a dia que usuários e a relação de software x hardware nos ensinará e isto gerará melhorias, tornando-se um software pronto, mas em constante evolução.
E alguns softwares, embora tenham levado muito tempo e com muita pesquisa para sua construção, não significa que será muito alto, pois é necessário vendê-lo para poder retirar os gastos deste tempo e ir atrás de lucros, sendo que para isso será necessário o que chamamos de escalabilidade. Sabemos que não é novidade, pois o mundo hoje bate na nossa porta diariamente e não criamos mais algo para somente nossos amigos e vizinhos.
Olhar para o preço da concorrência é claro que sempre ajuda, embora que não tenhamos em muitos casos ideia do que precisaram fazer para construir o seu produto, nem mesmo o custo que ainda possuem para mantê-lo em uma prateleira. Todavia, temos a nossa experiência e não podemos parar neste produto, afinal ele é apenas um degrau da escada para o tão sonhado sucesso ou conquista de uma liberdade, seja ela financeira, geográfica, física ou espiritual.
Experiência
O preço precisa ser acessível, mas para o público alvo e há algo que funciona muito bem agregado ao preço, que é a EXPERIÊNCIA com este produto.
Você sabe que vender uma música de valsa, pode ser simples, mas passar nesta venda a experiência somada a ela, é o principal motivo que pode levar alguém a comprá-la.
Seja o que for, se for vender algo, independente do preço e do produto ou serviço, esta experiência precisa ser apresentada, pois ela poderá tornar um preço que aparenta ser tão alto, em algo que será comprado a qualquer custo, pela recompensa de se ter AQUELA EXPERIÊNCIA.
Boas vendas e por favor, dance mais!
***
Meu nome é Odair Garcia Arouca, profissional da área de TI há mais de 25 anos. Casado, pai e escritor. Autor do livro Tecnologia A Carreira dos sonhos - Comportamento e procedimento e também da série de livros medievais Callouny.
Conheça meu livro Tecnologia - A carreira dos sonhos - Comportamento e Procedimento sobre carreira na área de TI. Onde abordo sobre dificuldades, desafios, benefícios, áreas de negócio, carreiras em expansão, comportamento e perfil do profissional de TI, bem como o perfil do profissional em relação ao seu meio. Lhe convido para fazer uma viagem fantástica e inesquecível neste livro!
Caso também aprecie literatura com uma pitada de aventura, conheça a série Callouny, começando pelo livro Callouny - A cidade de pedra e partindo para Callouny - Vocação. Aconselho a se segurar na cadeira, pois as emoções serão fortes! Boa leitura.
Me siga no Linkedin e assine esta newsletter para receber mais conteúdo.
Gestor Industrial | Liderança | Desenvolvimento Humano | Especialista em Engenharia de Produtos e Processos | Transformação Lean | Mentor de carreira | Gestão Estratégica | Foco | Resultados Sustentáveis
5 mMuito bom ODAIR AROUCA! A experiência vale mais que o preço.