Habilidade para tomar boas decisões em um cenário de trabalho disruptivo
#activelearning #decisoes #gente4.0
René Descartes, filósofo francês (1596-1650) oferece 4 dicas de como podemos tomar decisões.
1- dica da evidencia - Entre a enorme quantidade de informação separe o barulho do sinal, da fonte, das boas informações. - considerar verdadeiro (uma boa) somente o que for aboslutamente evidente por sua clareza e distinção (separe o joio do trigo) das informações que você tem para a tomada de decisão.
2- dica da análise - divida em quantas partes forem possiveis o problema para uma melhor leitura do todo. O obstáculo para encontrar uma solução pode estar escondido na complexidade do que estamos vendo. Por exemplo, quando você tem que tomar medidas para ajustar o seu orçamento é mais facil ter sucesso se você analisar seus gastos individualmente. Gastos com telefonia movel, internet em casa, até mesmo aquele bom cafezinho, podem ser uma fonte não percebida de despesas que no final deo mês de colocam no vermelho. No final de 12 meses então...
3- dica da síntese - vá dos problemas mais simples para os mais complexos. Isso parece obvio mas nem sempre é o que fazemos. Exemplifico - uma vez tentei identificar, pela via errada, a complexa, o porque um time de uma empresa tinha tantos problemas de comunicação e de relacionamento. Quando busquei a alternatica de entender, primeiro, os problemas, mais simples, descobri que a fonte inicial de todo o conflito era a chegada de um gerente de área novo na empresa e que não soube fazer a entrada do melhor modo. Quando quis ler apenas o resultado do processo não vi a sua origem: a chegada de um novo funcionario que não soube se aproximar e, em segundo lugar, adminstou mal o problema, criando um clima de insegurança e desconfiança entre as pessoas do grupo.
4- dica da enumeração - repasse por todas as etapas do processo de tomada de decisão. Repasse mais uma vez. Se possivel divida essas informações com 3 pessoas de sua confiança. Junte as informações e então, decida.