Qual é a sua Geografia ?
Reconheço quando a pergunta é aberta demais. Ela não contempla um domínio bem definido de respostas. Entretanto, suas respostas dizem muito sobre quem realmente somos.
Rotina Espacial
O momento de se levantar da cama já se configura uma mudança geográfica. O simples distanciar da sua posição de origem, já confirma que o seu local não é mais o mesmo. Claro, somo seres em constante movimentação, imprimimos velocidade em qualquer atividade que nos disponhamos a realizar.
Como o tempo transpassa na forma inversa da velocidade de vivência dos nossos afazeres, temos inúmeros pontos no espaço na qual alguma ação ou informação está associada (atributo). Dessa forma, sabendo a dinâmica temporal de permanência em cada ponto geográfico de sua rotina, você se torna capaz de elaborar certas estratégias, que lhe garanto que vão fazer bem a você e ao seu bolso.
Benefícios de sua Espacialização
Em primeiro lugar, a estratégia já se inicia no que você está fazendo neste momento. Sei que você está lendo esse texto, no entanto lhe pergunto: qual o local ? Se está lendo no ônibus, creio que sua geografia não lhe favorece para leituras na rotina de cada ponto de vivência (trabalho, faculdade ou casa). Afirmo isso, pois como os pontos são distantes e não há opção de aumento de velocidade no transporte, seu tempo de permanência em viagem será maior.
Esse é um caso bem corriqueiro de controle de tempo e espaço que realizamos, inconscientemente, no decorrer do dia. Isso já representa uma análise geográfica.
Outras estratégias bem interessantes da espacialização de sua rotina envolve: Catalogar informações de coordenadas de cada loja, com a informação de descontos e ofertas; Verificar a ocorrência de assaltos em dado bairro ou região; Analisar as condições do tempo, a fim de planejar uma sequência de atividades físicas; Até mesmo arrumar uma namorada, em dada área geográfica com a predominância das característica ao seu gosto.
Mapeando essas informações, surge uma visão holística de sua rotina, pois isso contemplará todos os seus afazeres em uma única base de representação. Sei que isso demanda tempo em registrar, logo não se trata de uma tarefa trivial.
As Pessoas e sua Cartografia
O constante mapeamento da sua rotina já se manifesta nas constantes atualizações de status nas redes sociais. Muito comum usuários realizarem o check in, a confirmação de sua posição. Entretanto, após determinada a sua posição, a informação é publicada.
Dessa forma, a cartografia social muda de forma permanente com o passar do tempo, pois cada fenômeno ou ação pode ser espacializado e publicado de forma instantânea. A escalada da exposição pessoal a todos os temas de domínio público pode ser uma armadilha indelével para seus objetivos. A publicação de seus pontos geográficos de atuação corre paralelo a isso.
O que tirar disso tudo
O autoconhecimento é vital para evoluir em todos os níveis. A percepção de sua rotina geográfica é fundamental para planejar, organizar e guiar suas decisões. Separar parte de seu tempo para analisar os locais, suas caraterísticas e seus benefícios já garante ganhos de tempo e qualidade de vida.
No entanto, a externalização de sua informação geográfica pessoal pode ser infeliz para seus objetivos. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, sua posição geográfica vale quanto ? Vale suas metas, seus sonhos, seu perfil, sua ética, sua vivência e sua vida.