Qual caminho devo seguir para construir uma marca pessoal relevante?

Qual caminho devo seguir para construir uma marca pessoal relevante?

Não dá mais tempo para pensar como será, é hora de pôr as estratégias em prática. Ficar pensando...pensando...pensando, não vai te levar à lugar algum.

Pense e execute!! Você não pode ficar parado, este é o ano para você brilhar e alcançar o sucesso.

Uma marca bem consolidada gera credibilidade, atrai novos negócios e se torna referência no mercado.

Nunca existiram dicas ou macetes para construir uma marca pessoal forte que sirva para qualquer um, até porque o conhecido Personal Branding é um modelo de gestão orientada para a marca, todas as decisões ou ações serão tomadas a partir dela, ou seja, é a sua estratégia, não a que deu certo para o concorrente, mas sim o que está alinhada com a sua estratégia!

O que se faz necessário é muito autoconhecimento, entendimento dos seus diferenciais competitivos, do público que deseja atingir e, principalmente, um excelente posicionamento para o mercado, sem falar é claro num trabalho de marketing pessoal bem definido.

Lembre-se! De nada adiantará toda essa estratégia se você não estiver disponível para o seu público de interesse. O que eu quero dizer com isso?

As pessoas precisam saber que você existe, que é bom, e que é a melhor opção, ou seja, você precisa criar relevância! Elas precisam ver valor e não preço em você.

E como fazer isso?

Como disse não há formula mágica, nem receita de bolo, as ações estratégicas que você tomar tem que fazer sentido e estar alinhadas com seus objetivos.

Aqui vão alguns pontos para você pensar:

Brand Equity - valor de marca

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Seus clientes, prospects e seguidores precisam perceber valor em você, o Brand Equity representa o valor de marca presente no seu serviço. Trata-se de um conjunto de aspectos intangíveis, que atribuem valores ao negócio agindo na percepção dos seus clientes e os influencia diretamente na hora da escolha, do porque eles consumirão o seu serviço e não o do seu concorrente.


Saiba onde seu cliente está

Identifique seu público-alvo e encontre-o, isso parece até primário, mas muitas pessoas não sabem como agir. Saber exatamente onde encontra-los é essencial para que você construa uma estratégia de marketing pessoal super assertiva. Um bom caminho para iniciar é efetuando buscas orgânicas por exemplo no Google, inserindo assuntos relacionados ao seu tipo de serviço, ou então busque por palavras chave que podem ser utilizadas por pessoas para encontrar a sua marca ou tipo de serviço.

Visual

Todos sabemos o quanto vale uma boa imagem. As fotos transmitem informações instantaneamente e capturam a atenção das pessoas. São uma ferramenta de comunicação poderosa, e merecem um cuidado, então na hora de montar seu site, perfil das redes sociais ou algum post, veja se eles refletem aquilo que você quer passar como mensagem e principalmente se “contam” sua verdadeira história.

Pratique sempre o que você “prega” tenha um storytelling autêntico

Vivemos atualmente uma crise de identidade, as pessoas e profissionais se promovendo de forma desordenada e muitas vezes FAKE, ostentando, contando vantagens, mostrando um sucesso inexistente. Seja transparente em seus atos, alinhe o que pensa, o que diz e o que sente, ai sim suas ações mostrarão quem você realmente é, ou seja, a marca pessoal em total conexão com o seu marketing pessoal.

Não invente sua história, conte-a.

Produza conteúdos estratégicos e úteis aos outros:

Conteúdos estratégicos auxiliam num posicionamento consistente da sua marca no mercado. O Marketing de Conteúdo é uma forma efetiva de se conectar com o público de interesse e também uma maneira mais consistente de crescer sua rede de relacionamento. Produzir conteúdo relevante e conectado ao seu core business, atrai, envolve e engaja e gera valor para as pessoas, com isso poderá atrair negócios para sua marca, além da percepção de valor que já citamos anteriormente.

Nunca se desvie do seu propósito

O próprio dicionário já nos dá um norte. Propósito, substantivo masculino, uma grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa. O que se quer alcançar; aquilo que se busca atingir; objetivo. Lucros, justiça social, espiritualidade, eficiência, bem-estar, ter um propósito faz muita diferença, porém mantê-lo e não se desviar dele não é algo simples. As pessoas que amam e se divertem no que fazem possuem um propósito claro e definido, é o que as motiva a levantar todos os dias e fazerem o que fazem...

“Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.”
Sêneca

Ser um profissional com propósito é saber o que você pode oferecer de melhor para o mundo e o que mundo precisa adquirir de você!

A propósito você sabe onde quer chegar?

Espero ter colaborado um pouco no desenvolvimento de sua Marca Pessoal. Quer saber mais sobre esse e outros temas? Entre em nosso site e veja nossos artigos e cursos, www.simpleyou.com.br.

Até o próximo artigo.



Ana Zalcberg

Fundadora e CEO da Espanhol Fluente I Mestre em EAD e Novas Tecnologias | Assessoro profissionais a se destacarem em negociações e impulsionarem suas carreiras internacionais | Consultorias I On-line e ao vivo

4 a

Excelente artículo Paulo Moreti!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos