Pode existir uma empresa sem Branding?
Outro dia uma aluna de um MBA que leciono me perguntou se poderia existir uma empresa sem Branding.
Claro que sim, assim como a maioria das pessoas não tem um propósito, ou pelo menos um propósito claro na vida.
As pessoas acordam, vão trabalhar, assistem TV, dormem e assim seguem as suas vidas.
Algumas pessoas entretanto têm um propósito, metas, objetivos claros. Em geral essas pessoas chegam lá. Seja lá onde for. Depende de cada um.
O pensador Sêneca dizia: não há vento favorável para marinheiro que não sabe onde vai. Desse modo, uma empresa sem Branding não sabe para onde vai. Não conhece o seu propósito, a quem serve (o seu público), não tem objetivos e metas claras, não sabe portanto como persuadir o seu público e acaba assim "atirando para todo lado" na esperança de encontrar um comprador.
Recomendados pelo LinkedIn
Imagine a seguinte situação: você vai fazer uma campanha no Facebook e não sabe exatamente quem é o seu público. São 130 milhões de pessoas nessa rede social. Você vai tentar falar com qualquer um? A chance de ser bem sucedido e fazer uma venda é bem menor do que se você falar com as pessoas certas, aquelas que poderão se interessar pelo o seu produto ou serviço.
Digamos que na primeira hipótese você apresentasse o seu anúncio para mil pessoas para fechar uma venda e, na segunda hipótese, poderia alcançar, digamos, cem pessoas para fechar uma venda. Nesse exemplo o seu resultado seria dez vezes melhor ou mais eficiente. O seu custo de aquisição seria dez vezes menor!
Antes de tudo é fundamental conhecer a si mesmo, o seu público, as suas características e dores para então partir para as ações de marketing.
Branding é sobre quem você é. Marketing é sobre como você atrai a atenção e gera demanda.
Empresas sem Branding acabam tendo um CAC (Custo de Aquisição de Cliente) mais elevado. Quanto menor esse custo de aquisição, maior será a sua margem e o seu lucro.