Qual deve ser o equilíbrio entre o conteúdo Pessoal e Profissional nas redes sociais
Quanto de conteúdo pessoal devo partilhar no meu perfil profissional? Também tens essa dúvida?
Quando começas um perfil profissional, muitas vezes aparecem pessoas que te vão dizer:
- Não publica conteúdo pessoal, separa as coisas porque tens de ser profissional para passar credibilidade, as pessoas não vão te levar à sério...
- Ou deves criar conteúdo de conexão, ser vulnerável para conectares com a tua audiência, as pessoas precisam e querem saber que existe uma pessoa por detrás do negócio.
E pelo menos na minha mente, ficou muito essa dúvida do "devo ou não postar conteúdo pessoal no meu perfil profissional e se sim, quanto desse conteúdo?"
E tenho certeza de que se estás aqui é porque muito provavelmente, também estás com essa dúvida.
Para começo de conversa, deves sim colocar esse conteúdo mais pessoal no teu perfil profissional, principalmente se estás a construir uma marca pessoal, porque as pessoas precisam conhecer um pouco mais de ti.
No entanto, por mais que isto seja verdade, tem de haver um equilíbrio entre o teu conteúdo pessoal e profissional, porque afinal de contas se estás a criar conteúdo como empreendedor(a), então esse conteúdo tem de ser maioritariamente sobre a tua audiência e não sobre ti.
Sem dizer que, muitas pessoas não querem partilhar muito sobre a sua vida pessoal e eu super entendo.
Como equilibrar o conteúdo pessoal e profissional no meu perfil?
Tu não tens que partilhar tudo
Acho que um dos maiores problemas das pessoas, é achar que elas têm de abrir completamente a vida delas na internet e não é bem assim.
Tu não tens de partilhar assuntos com o qual não te sintas confortável em o fazer.
Todos nós temos aqueles assuntos que não queremos falar, que ainda nos magoam, que ainda não cicatrizaram e que está tudo bem não falar sobre eles.
Não tens de partilhar áreas da tua vida que são sensíveis, só porque disseram-te que tens de ser vulnerável e partilhar conteúdos que conectam com a tua audiência
As pessoas que achas que conheces na internet, também não partilham tudo
Eu por exemplo, tenho pessoas que me dizem que sou muito aberta nas redes sociais, que falo sobre muita coisa e que parece elas me conhecem e identificam-se muito comigo.
E sim! Eu apareço no meu stories suada, descabelada, sem maquiagem nenhuma, de roupão...
Também já apareci a chorar, a falar sobre alguma coisa que estava a incomodar-me profundamente, mas porque eu estava confortável e achei e acho importante partilhar esses momentos com a minha audiência.
Mas, existem muitas coisas que eu não partilho. Acredita eu choro muitas vezes e nem todas elas aparecem nos stories, ou quando gravo um podcast.
Eu não mostro muito a minha família, porque não as quero expor neste momento e porque ainda não sou milionária e por isso, elas não querem aparecer (hahahha brincadeira 😂😂).
Eu não partilho todas as vezes que vou lavar a roupa ou os meus momentos com a minha família. Até porque quando estou com eles, eu estou em muitos momentos sem telemóvel e a desfrutar da companhia deles, porque sei que trabalho muito e tenho de ter tempo para as pessoas que são importantes para mim.
Por isso, mesmo que tu sentes que me conheces, acredita, isso é só um pedaço da minha vida e é aquilo que eu te mostro.
Não deixo de ser essa pessoa, mas acontece muito mais coisa na minha vida, que não está filmado nem nas redes sociais.
Qual a alternativa?
Autenticidade. Seja verdadeira(o)
Partilha os teus pensamentos, valores, crenças, medos, mas dentro do que consideras confortável para ti, quando achares que faz sentido.
Como empreendedores, principalmente no mundo digital, é sim muito importante nos conectarmos com a nossa audiência e criar essa ligação de confiança com ela.
É importante tanto para nós como para a nossa audiência, poder ver os nossos desafios, incertezas, desejos sendo realizados ou não, nossos interesses, dentro daquilo que nós partilhamos.
Como é que podes fazer essa partilha e conectar com audiência?
- Escreve em primeira pessoa do singular (eu) ao invés de em primeira pessoa do plural (nós).
Ao dizeres "isto é algo que para mim foi muito desafiador no momento" ou "foi seguindo essas estratégias que eu consegui ultrapassar X, Y, Z" já estás a dizer a tua audiência sim eu também passo por isso e tu não estás sozinha.
2. Usa também a segunda pessoa do singular no teu conteúdo (Tu)
Ao dizeres "tu já sentiste X, Y, Z" ou "Sei que tu deves estar com esta dificuldade" e podes adicionar um relacionamento aqui acrescentando "eu te entendo" ou " eu também já passei por isso, já estive no teu lugar".
Isso vai fazer a pessoa sentir que estás a falar com ela diretamente e que também tens essas dificuldades que ela tem.
3. Mostra a tua cara e aquilo que tens vindo a fazer para além de humanizar a marca e a pessoa poder saber quem é a pessoa que está do outro lado, ela também vai sentir-se parte da tua vida e daquilo que tu fazes.
Com isso, vai ser mais fácil ela sentir a tua dor e vibrar com as tuas conquistas
Dessa forma consegues criar mais essa conexão pessoal com a tua audiência, ser vulnerável, sem necessariamente partilhar áreas e informações da tua vida, com o qual não te sentes tão confortável.
*
Agora conta-me: Como é que tu vais trazer mais autenticidade e equilibrar esse conteúdo pessoal e profissional nas tuas redes sociais hoje?
Tenho uma masterclass gratuita "Como transformar o teu conhecimento em conteúdo" para pessoas que querem começar no mundo digital ou não estás a conseguir criar conteúdo.
Nela partilho o método para criares conteúdo de forma autêntica e sem perder a qualidade de vida. Clica aqui, inscreve-te e começa hoje a definir a tua estratégia de conteúdo para as redes sociais.
Continuar a ler:
- Como escrever legendas impossíveis de serem ignoradas nas redes sociais
- Linha Editorial e Calendário Editorial: Sabes qual a diferença entre eles?
- O que escrever no primeiro post (redes sociais ou blog)
**
Gostaste do artigo? Partilha comigo nos comentários!
________________________________________________
Aproveita e segue-me no Instagram. É lá que compartilho mais sobre estratégias de conteúdo na internet, reflexões sobre desenvolvimento pessoal e autoconfiança com mais frequência, além dos bastidores da vida tentando equilibrar os projetos como criadora e estrategista de conteúdos e a vida de assistente de bordo.
Publicado originalmente em edulanycardoso.com.
________________________________________________
Queres receber dicas sobre desenvolvimento pessoal, produção de conteúdo e posicionamento na internet por e-mail? Clica AQUI e vem fazer parte da minha lista VIP, onde eu partilho conteúdo exclusivo e motivação para viveres a vida dos teus sonhos.
________________________________________________
Edulany Cardoso
Sou Estratégista de conteúdo, Podcast Host e Facilitadora de Conteúdo. Criadora dos Blogs Eddu Cardoso e A Woman’s Routine, Voz do Sonhar Sem Limites Podcast e Autora dos e-Books “Recover & Rediscover Yourself – How to gain Self-Confidence After a Serious Break Up” e “Coragem de Ser Quem Tu És: Um guia para descobrires quem és, te permitires brilhar e ires atrás dos teus sonhos”.
O meu objetivo é inspirar, motivar e ajudar mulheres a serem confiantes, partilharem o seu conhecimento com o mundo por meio da criação de conteúdo na internet e tornarem os seus sonhos realidade, para que possam criar e viver a vida que faz sentido para elas.
___________________________________________
Precisas de ajuda para perder o medo do mundo digital, criar conteúdo na internet, atrair a tua audiência ideal, posicionar-te no mercado e viver em alinhamento com o teu propósito, de forma autêntica e confiante? Vê como eu te posso ajudar e entra em contacto 😊
___________________________________________
SEGUE-ME NO INSTAGRAM
OUÇA SONHAR SEM LIMITES PODCAST AQUI
VISITE O MEU WEBSITE AQUI
SEGUE-ME NO PINTEREST